Loja virtual do Google Play Store ganha novo visual em celulares

Loja virtual do Google Play Store ganha novo visual em celulares

Apesar da limpeza e clareza da nova interface, algumas coisas ainda deixam a desejar

A Google Play, loja virtual de aplicativos do Google para Android, está prestes a ganhar novo visual, antecedendo o lançamento da nova versão do sistema operacional, a L, anunciada no mês passado.

O padrão segue a linha do "material design", novo conceito do Google que usa ícones intencionalmente bidimensionais em páginas que se sobrepõem, dando a sensação de que o sistema opera com folhas de papel.

A nova loja não parece diferente quando se entra nela, nem quando se busca por novos aplicativos, mas a página de cada aplicativo mudou bastante - para melhor. A primeira coisa que aparece, no topo da página, é um vídeo sobre o aplicativo que se deseja baixar com informações básicas sobre o tipo de app ou estilo de jogo, sua nota em estrelas, e um ícone que mostra "apps similares". Ao rolar a tela para baixo, é possível ver que o vídeo ou foto superior fica em um plano atrás das outras informações, que deslizam para cima dele.

Apesar da limpeza e clareza da nova interface, algumas coisas ainda deixam a desejar, principalmente no tocante à categorização dos arquivos. Um exemplo é o fato de "Sonic Jump Fever" e "Modern Combat 4" pertencerem à categoria "ação", o que por si só já é um sinal de que a categoria é ampla demais, englobando jogos de plataforma e tiro num mesmo lugar.

Da mesma forma, o botão "similares", que promete mostrar aplicativos do mesmo tipo, comete alguns erros crassos. Ao tocá-lo na página de Candy Crush, entre os jogos que foram categorizados como similares estão Plants Vs Zombies (tower defense) e um jogo baseado no filme "Meu malvado favorito" (um jogo de corrida infinita), que não tem a ver com candy crush em tema ou jogabilidade.

A versão web para PCs ainda não mostra novo design, mas deverá refletir as mudanças que ocorreram no app para Android.

Fonte: Olhar Digital