Google estuda desbloqueio de tela pelo movimento dos olhos

Seria possível criar um “deslize para desbloquear” usando o movimento feito com o olhar.

O Google conseguiu registrar uma patente interessante nos últimos dias. Trata-se de um sistema de desbloqueio de sistema a partir do movimento dos olhos do usuário. Em linhas gerais, seria possível criar um ?deslize para desbloquear? usando o movimento feito com o olhar.

Além do uso possível em tablets e smartphones, o recurso também poderia ser adaptado para os recém-anunciados óculos inteligentes Google Glass. Uma vez que o dispositivo dispensa o uso das mãos, faria mais sentido que o desbloqueio de seu sistema operacional seja feito com o movimento dos olhos.

Basicamente, o documento de registro da patente estabelece que o sistema criará um padrão de movimento randômico para os olhos do usuário. Usando um objeto em movimento na tela, o percurso feito com o olhar seria registrado como a senha para liberar o uso do Google Glass, por exemplo. Sempre que o usuário desejar desbloquear o sistema, ou criar uma nova sessão de uso, ele reproduzirá o movimento com seus olhos e a liberação ocorrerá.

A patente também especifica outros métodos similares e abre outras perspectivas de uso do recurso. Por exemplo, será possível adaptar a tecnologia patenteada pelo Google para um novo tipo de interface gráfica, que reage aos comandos dos olhos do usuário em vez do toque dos dedos. Outra possibilidade é criar um sistema que identifique a velocidade de leitura do consumidor e, no caso dos e-readers, vire as páginas automaticamente assim que a máquina perceber que os olhos atingiram o final do texto.


Google registra patente de desbloqueio de tela pelo movimento dos olhos

Esquema explica o funcionamento do recurso de desbloqueio a partir do movimento dos olhos (Foto: Reprodução)

Fonte: Tech Tudo