Google removeu 51,4 milhões de links "infratores" em 2012

Google removeu 51,4 milhões de links "infratores" em 2012

Buscador deve retirar 500 mil links que infringem direitos autorais por dia

Este ano, o Google recebeu pedidos para remover 51,4 milhões de links de sites que infringiam direitos autorais na rede, conforme informou o site TorrentFreak.

Com base no Relatório de Transparência do Google (acesse aqui), atualizado semanalmente, o site especializado em notícias sobre direitos autorais calculou que o serviço de buscas tenha de retirar atualmente, uma média de 500 mil links infratores por dia.

Na semana passada, o Google recebeu um recorde de pedidos de retirada de links: mais de 3,5 milhões de URLs. O número, segundo o TorrentFreak, é 15 vezes maior do que o solicitado em janeiro de 2012.

As informações também mostram que o maior número de pedidos de remoção de links vem da associação das gravadoras americanas (RIAA, na sigla em inglês). Este ano, a RIAA pediu que mais de 7,8 milhões de URLs consideradas infratoras fossem retiradas do Google.

O campeão de links infratores no ano foi o buscador de arquivos armazenados FilesTube, com 2,3 milhões de links retirados pelo Google. O número parece grande, mas representa menos de 1% das páginas do site indexadas pelo Google, comparou o TorrentFreak.

O site The Pirate Bay foi o segundo maior alvo de pedidos de retirada de links (554,6 mil) no ano.

Em agosto, o Google começou a rebaixar a posição dos sites ?piratas? ? que geravam maior número de pedidos de retirada de links - nos resultados de buscas.

Fonte: G1