Governo investe na segurança com reforço no efetivo da PM e Civil

Desde 2016, o Estado já nomeou mais de 700 policiais militares

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2017 promete ser de desafios e conquistas para o setor de segurança pública do Piauí. Os frutos dos investimentos e planejamento traçado nos últimos dois anos começam a ser colhidos já nos primeiros meses deste ano.

Neste mês de fevereiro, o governador Wellington Dias empossou 21 novos delegados para a Polícia Civil do Piauí. Eles reforçam o efetivo da segurança no interior do estado, já que foram destacados para as maiores cidades do interior, atendendo também a demanda dos municípios vizinhos.

“Vamos deslocá-los para cidades como Pio IX, Bertolínea, Colônia do Piauí e outras que fazem parte da região Sul. Já na região Norte, os municípios de Campo Maior, Buriti dos Lopes, Pedro II e Cocal vão receber esse reforço”, informou o secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu.

O governador também autorizou a equiparação no valor do ticket alimentação dos policiais militares, civis e agentes prisionais, além de garantir o reajuste salarial dos policiais que foram promovidos em 2016.

No que diz respeito a concurso público para a Polícia Militar do Piauí, o Governo do Estado confirmou a realização de certame para 400 militares. Com o edital já pronto, a Secretaria de Estado da Segurança vai definir, junto à Administração do Estado, a data do lançamento do concurso. O objetivo é ter os novos policiais incorporados ao efetivo até o final do ano.

“Após a prova, os aprovados passam por outras etapas, como teste físico e, principalmente, a formação, que dura em torno de seis meses”, pontua Fábio Abreu.

Desde 2016, o Governo do Piauí nomeou mais de 700 policiais militares e mais de 200 policiais civis para reforçar os quadros da Segurança.

Redução nos índices de criminalidade em janeiro

Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Estatísticas da Secretaria da Segurança, o estado registrou, em janeiro, queda significativa nos índices de criminalidade. A maior redução foi registrada nas denúncias de roubo de veículos em Teresina, com decréscimo de 37,5%. São 240 casos comprovados em janeiro de 2016, contra 150 no mesmo período de 2017. Os números são considerados baixos para uma capital como Teresina.

A pesquisa também aponta uma redução nas ocorrências de crimes violentos não letais (CVLI) de 16,66%. Em todo o estado, foram 55 casos registrados no primeiro mês deste ano, contra 66 em janeiro de 2016. Se levado em consideração apenas os casos de CVLI em Teresina, essa redução alcança 18,42%. No interior, a queda foi de 14,28%. Os CVLI's incluem homicídios dolosos, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídios e estupro seguido de morte.

As ocorrências de roubos em Teresina também registraram queda, se compararmos o mês de janeiro. No ano passado, os bairros da capital registraram 1.691 casos de roubo. No mesmo período deste ano, foram 1.594 registros, o que corresponde uma queda de 5,73%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES