Há 136 milhões de computadores em uso no Brasil, assegura FGV

Há 136 milhões de computadores em uso no Brasil, assegura FGV

De acordo com levantamento da FGV, um computador será vendido por segundo no país em 2014. Serão 24,8 milhões de unidades comercializadas

São Paulo - O Brasil tem hoje 136 milhões de computadores em operação. O dado é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou hoje a 25ª edição da Pesquisa Anual do Mercado Brasileiro de Administração e Uso de Tecnologia de Informação nas Empresas.

De acordo com levantamento, um computador será vendido por segundo no Brasil em 2014. O fenômeno já havia sido constatado em 2012. Neste ano, serão comercializadas 24,8 milhões de unidades. "Para FGV, tablet é computador", alerta Fernando Meirelles, professor responsável pela pesquisa.

Segundo ele, os preços mais acessíveis permitiram a popularização do gadget nos últimos dois anos. Dos 136 milhões de computadores em uso hoje no Brasil, os tablets já representam 18 milhões.

Há 25 anos, o país tinha só 1,2 milhão de computadores. "Em 2 anos, teremos um computador por habitante", afirmou o pesquisador - mantendo a expectativa apresentada no ano passado.

Telefones

Outro dado divulgado dá conta que a densidade de telefones fixos e móveis no Brasil já é maior do que nos EUA. Enquanto lá o número de linhas corresponde há 156% da população, chegamos aqui à marca de 158%.

No ano passado, a densidade era a mesma para os dois países. "Se alguém me falasse que isso ia acontecer 25 anos atrás, eu mandava internar", brincou Meirelles na apresentação do estudo, em São Paulo.

"Este ano, nós vamos chegar à marca de uma TV por habitante", afirmou o pesquisador. O grande combustível do crescimento deste indicador é a Copa do Mundo em junho. Hoje, 97% da população já têm acesso ao gadget - somando 196 milhões de unidades em uso.

Na edição de 2014, 6.000 representantes de grandes e médias empresas foram entrevistadas para o estudo.

Fonte: Denison Duarte