Imagem divulgada pela Nasa mostra buraco negro no centro da Via Láctea

Imagem divulgada pela Nasa mostra buraco negro no centro da Via Láctea

O buraco negro supermassivo fica no centro da Via Láctea

A Nasa (agência espacial americana) divulgou nesta terça-feira (5) imagem de um buraco negro localizado no centro da Via Láctea, conhecido como Sagitário A*.

Com uma dimensão de 114 anos-luz, ele está localizado a cerca de 26.000 anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário. É visível a partir dos dois hemisférios da Terra.

O Sagitário A* é supermassivo, ou seja, possui uma massa muito maior que a da maioria das estrelas massivas, com cerca de cem massas solares.

Os cientistas acreditam que as regiões centrais de praticamente toda galáxia --como é o caso da Via Láctea, onde fica a Terra-- contêm um buraco negro supermassivo como este, de um milhão de massas solares ou mais.

No entanto, de acordo com os astrônomos da Nasa, este buraco negro é um "devorador" fraco. Seu combustível vem de ventos originados em estrelas jovens, localizadas em uma relativamente longa distância do Sagitário A*, onde sua influência gravitacional é fraca, tornando-se difícil a captura.

A imagem foi produzida ao se utilizar diferentes faixas de energia de Raios-X do observatório da Nasa Chandra e utilizando códigos coloridos para representá-las. Os dados são de uma série de observações que duram no total um milhão de segundos, ou quase duas semanas.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br