Impressora 3D fabrica peças de aço, mas produção ainda é bem cara

Impressora 3D da Arup será capaz de criar partes metálicas de grandes construções (Foto: Divulgação/Arup)

Boa parte das impressoras 3D ainda trabalha somente com plástico e outros materiais maleáveis, mas já existe uma máquina capaz de criar objetos de aço. A empresa britânica Arup possui um protótipo em funcionamento e pretende sofisticar a tecnologia para revolucionar a indústria da construção civil.

Por enquanto, a impressora consegue criar somente objetos pequenos, para fins artísticos, assim como outros modelos que só trabalham com plástico, por exemplo. Porém, a ideia é usar a máquina para fabricar partes de grandes construções e, assim, ajudar a reduzir a pegada ecológica desse tipo de projeto.

?Ao usar fabricação aditiva podemos criar muitas peças complexas individualmente com muito mais eficiência. Isso tem implicações tremendas na redução de custos e desperdício?, disse um representante da Arup. Segundo ele, a técnica permite ainda chegar a um design muito sofisticado, sem a necessidade de simplificar o projeto em uma fase posterior para reduzir os custos.


Impressora 3D fabrica peças de aço, mas produção ainda é bem cara

O projeto ainda custa caro, mas conta com o apoio de empresas renomadas para ser colocado em prática em um curto espaço de tempo, embora ainda indefinido. Dentre elas, a companhia de engenharia e design WithinLab, a EOS e a famosa 3D Systems, que já tem experiência na impressão de partes metálicas que serão usadas no smartphone modular do Google.

Fonte: tech tudo