Impressoras 3D "fabricam" objetos inusitados, roupas,chocolates;veja

Impressoras 3D "fabricam" objetos inusitados, roupas,chocolates;veja

Elas já mostraram ser capazes de criar objetos dos mais complexos aos mais simples de maneira eficiente e barata.

O mundo está cada vez mais maravilhado com o poder das impressoras 3D. Elas já mostraram ser capazes de criar objetos dos mais complexos aos mais simples de maneira eficiente e barata, e está cada vez mais próxima das casas de consumidores finais, como eu e você.

Veja abaixo 10 objetos incríveis já criados por impressoras 3D, talvez aguce um pouco sua criatividade para quando você tiver um aparelho desses em casa. Acredite, pode ser antes do que você imagina.

Instrumentos musicais

Se você fez aquela viagem incrível, mas esqueceu de colocar o violão na bagagem, as impressoras 3D podem dar conta do recado. Violões que funcionam relativamente bem já foram criados utilizando a tecnologia e não tardará até que qualquer instrumento musical possa ser criado usando modelos baixados na internet.

Esse violão teve o corpo criado pela SinsterStation Pro, usando um processo parecido com as fábricas comuns de instrumentos musicais. Os detalhes em metal também foram impressos.



Sapatos

Mulheres vão gostar dessa: já podem ser facilmente criados em impressoras 3D sapatos com salto, de qualquer cor, tamanho ou modelo. Mais um motivo para você ou sua namorada aumentarem o tamanho do armário de calçados.

O par de sapatos da foto foi criado pelo designer Pauline Van Dongen utilizando um processo de sinterização a laser de nylon.



Case para telefone celular

Não há dúvida de que o mercado de cases para telefone celulares é um sucesso. Eles vendem muito, por um simples motivo: todos querem deixar seus aparelhos com a sua cara. Agora, já pensou como será legal quando você puder criar seus próprios cases em casa e ter vários, um para cada ocasião?

Já há pessoas inclusive criando novos modelos de case e vendendo na internet, mas isso deverá mudar um pouco assim que as impressoras ficarem mais baratas. Este, por exemplo, é um case de iPhone desenhado pela designer Janne Kyttanen, e conta com um porta-cartões. A impressora utilizada foi a Cube, disponível para venda no Brasil.



Skate

Skatistas deverão se tornar uma tribo especialmente fanática por impressão 3D. Afinal, eles sempre personalizaram seus skates, o que deverá ser potencializado pelo uso dessa nova tecnologia. Veja no vídeo abaixo o skate construído usando uma base feita na impressora Objet30.



Próteses

Na medicina as aplicações são infinitas. Próteses perfeitas como a da figura acima já podem ser criadas usando a tecnologia Fused Deposition Modeling (FDM), da Stratasys. Usando materiais biocompatíveis, é possível fazer impressões com escalas e geometria perfeitas.



Roupas

No futuro próximo, vai ser possível ter um guarda-roupa quatro vezes menor que o atual, considerando que uma impressora 3D poderá criar qualquer peça de roupa, bastando que você faça o download da roupa pela Internet.

Os modelos da imagem foram criados pelo designer Jiri Evenhuis, utilizando um software para mapear o corpo e criar peças de roupa sem a necessidade de linhas e agulhas com a impressora Mobius.



Chocolate!

Isso mesmo. Com a tecnologia de impressão 3D será possível até mesmo criar chocolate em casa, ou abrir seu próprio negócio vendendo doces sem precisar ser bom cozinheiro.

A impressora da Choc Edge acumula chocolate nos cartuchos e, quando em funcionamento, consegue criar qualquer forma que você puder imaginar. Há coisa melhor para aguçar a criatividade do que isso? Para comprar a máquina dos sonhos, é preciso, no entanto, desembolsar a quantia de mais de US$4 mil.



Brinquedos

Esta é definitivamente a categoria que menos exige investimento. Afinal, para criar brinquedos não são necessários materiais caros ou impressoras 3D especiais para lidar, por exemplo, com alta precisão.

A Cubify é uma das empresas que está investindo nesse segmento, possibilitando a criação de brinquedos similares a Lego. Cenários inteiros vindos da imaginação de crianças e adultos poderiam ser criados a partir de modelos para a impressora Cube.



Bicicletas

Ficar a pé nunca mais vai ser um problema para você com uma impressora 3D. Daqui a algum tempo, você poderá criar sozinho uma bicicleta como a Airbike, criada utilizando uma impressora 3D e um processo de finalização com laser para deixar a estrutura mais resistente. Segundo os criadores, do Grupo de Defesa Aeroespacioal Europeu, o veículo é 65% mais leve que bicicletas comuns, e consegue ser tão forte quanto alumínio ou ferro.

Pode-se dizer que ela não é das mais bonitas, mas pode ser bem útil para levá-lo ao trabalho naqueles dias de trânsito caótico.



Impressoras 3D

Como se não bastassem as inúmeras aplicações das impressoras 3D, há um projeto já em curso para construir uma máquina que conseguiria criar outras impressoras 3D. a FABtotum tem a precisão de 0,47 microns, capaz de fabricar filamento fundido para construir ?irmãs?, aumentado as possibilidades principalmente de negócios com esse tipo de tecnologia.



Fonte: techtudo