Instagram lança versão cópia do Facebook com página para perfil

A página possui uma interface parecidíssima com a do Facebook.

O Instagram anunciou nesta segunda-feira (5/11) sua versão web. Todos os usuários terão um perfil que poderá ser acessado pelo endereço instagram.com/seunomedeusuário.



Por enquanto, a maioria dos endereços de webprofiles possui apenas uma imagem informando que "este perfil estará disponível em breve" - a página estará disponível para toda a rede a partir das próximas semanas. Alguns seletos usuários já estão testando a novidade, como a @nike, @cucinadigitale, @mycookingdiary e @palomaparrot.

Com o perfil online, além das fotos, as informações do usuário - como foto do perfil e biografia - também estarão disponíveis na versão web. A página possui uma interface parecidíssima com a do Facebook.

A "capa" do perfil é composta por fotos postadas pelo próprio usuário. Por enquanto essas imagens são escolhidas aleatoriamente e o restante das fotos pode ser vista em uma lista de miniaturas que segue embaixo das informações do usuário.

As clicar nas miniaturas (inclusive nas que compõem a capa do perfil) é aberta uma janela com a foto ampliada do lado esquerdo e comentários localizados ao lado direito - do mesmo jeito que já era possível visualizar uma foto do Instagram pela web.

De fato, a versão do Instagram para web será apenas uma ferramenta extra que o usuário da rede social terá para visualizar fotos. O perfil online continuará a permitir que o usuário comente em fotos alheias e "curta" as imagens que mais gostar pela web. Além disso, ele poderá agora encontrar e seguir perfis ou pessoas públicas e visualizar todas as fotos dos usuários em uma mesma página.

"Estamos lançando os perfis na web para dar a você uma maneira simples de compartilhar suas fotos com mais pessoas e tornar mais fácil a busca por novos usuários na web?, diz o anúncio.

Apesar de toda a interatividade que a nova versão aparenta ter, a empresa afirma que não será possível compartilhar fotos diretamente pela web. "O Instagram é voltado para a produção de fotos por meio de dispositivos móveis, desse modo usuários não poderão fazer upload pela web", diz o anúncio oficial. "Estamos entusiasmados sobre como os perfis Web tornarão mais fácil de navegar e compartilhar conteúdo na web para todos os nossos usuários."

Para quem configurou as fotos como "público", qualquer pessoa - incluindo aqueles que não possuem conta no Instagram - poderão ver as fotos acessando o endereço do perfil. Agora, se as fotos estiverem configuradas como "privado", somente aqueles usuários permitidos é que poderão ter acesso à página do perfil na web.


Instagram lança versão cópia do Facebook com página para perfil

Fonte: Uol-idgnow