Intel projeta superchip para computação de alto desempenho

Tecnologia deverá usar InfiniBand, tornando mais fácil a construção de sistemas de alto desempenho com baixa latência.

A Intel disse nesta semana que está investindo no desenvolvimento de um "superchip" voltado para sistemas de computação de alto desempenho. A tecnologia deverá fornecer alta largura de banda que usará InfiniBand, afirma, Diane Bryant, vice-presidente e gerente-geral para data center e sistemas da Intel.

InfiniBand é uma tecnologia de interconexão de baixa latência que liga servidores e unidades de armazenamento em data centers. A solução pode fornecer comunicação de baixa latência entre processadores e servidores, mantendo baixas as taxas de uso de CPU.

Diane não detalhou como o InfiniBand será usado com o chip. No entanto, o produto poderia ser inserido nas ofertas de supercomputação da Intel, que incluem servidores Xeon, CPUs e o coprocessador Intel MIC [many-integrated core], que mistura núcleos x86 com outros especializados para impulsionar as tarefas de HPC [computação de alto desempenho] .

As tecnologias Intel Xeon E5 e chip MIC 50-core, codinome Knights Corner, estão sendo inseridas em um supercomputador, o Stampede, que deverá ser implementado no próximo ano no Centro de Computação Avançada do Texas, na Universidade do Texas. A plataforma vai oferecer desempenho de pico de 10 petaflops [ou 10 trilhões de operações por segundo].

Nathan Brookwood, principal analista da consultoria Insight 64, afirma que inserir o InfiniBand em um processador tornaria mais fácil a construção de sistemas de alto desempenho com baixa latência. E a integração do InfiniBand com chips MIC podem dar à Intel uma forma de criar interconexões de alta performance em supercomputadores.

Fonte: Uol-idgnow