Inteligência artificial é levada a outro patamar durante um projeto sigiloso

Tecnologia está em desenvolvimento desde 1984

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto teve início em agosto de 1984 e desde então tem sido mantido de maneira sigilosa por seus criadores, Mary Shepherd e Doug Lenat. Segundo eles, não foi usado qualquer investimento externo na pesquisa, mas ela já estaria perto de ser aplicada e este seria o momento de divulgá-la. " O projeto vai amplificar a inteligência humana", disse Lenat, presidente e CEO da Cycorp.

A tarefa não é muito simples, afinal a linguagem humana nem sempre pode ser interpretada ao pé da letra. O Cyc, como é chamado, é um software que funciona como uma espécie de cérebro e aprende com o convívio com as pessoas. O resultado é um computador inteligente que pode compreender as entrelinhas.

De acordo com Lenat, o sistema é capaz de assimilar o que as pessoas dizem, o que é ainda é muito difícil para os computadores atuais. Ele conseguiria entender que socar um dente de alho significa pegar um pilão, descascar o tempero e amassá-lo até deixar em determinado ponto, ao invés de usar as mãos para esmurrá-lo.

Esse exemplo pode parecer simples, mas os assistentes pessoais atuais, como a Siri, da Apple, e a Cortana, da Microsoft, não são capazes de compreender uma série de expressões. Até chegar a este ponto a tecnologia pode demorar ainda algum tempo.

No momento, o Cyc está sendo utilizado para ensinar matemática a alunos da sexta série. Ele pode fingir ser um aluno confuso e permitir ser ensinado por uma criança. No futuro, o programa poderá ser usado em robôs domésticos para realização de pequenas tarefas, como cozinhar ou limpar a casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES