Internações aumentam devido problemas respiratórios em Teresina

A informação é da Secretaria Municipal de Saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Relatório de Prestação de Contas da Saúde de Teresina revelaram que houve aumento das internações em decorrência de doenças respiratórias, como pneumonias bacterianas, asmas e bronquites. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que faz um monitoramento desses atendimentos.

O relatório possibilitou uma comparação entre os dois primeiros quadrimestres do ano: no 2º quadrimestre de 2016, foram registradas 412 internações por essas condições, ao passo que no 1º quadrimestre, o número foi de 286, o que representa um aumento de 44,06%.

A gerente de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, Sheylla Maranhão, explica que o órgão tem realizado o monitoramento dos indicadores de internação hospitalar e atendimento ambulatorial. “o Percentual do ICSAB (Internações por Condições Sensíveis à Atenção Básica) do 2º quadrimestre do ano foi de 24,04% e mesmo estando dentro do esperado, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde, foi possível notar um aumento de internações por problemas respiratórios, comparando-se os dois primeiros quadrimestres do ano. Isso precisa ser melhor analisado, do ponto de vista epidemiológico”, explica.

Sheylla Maranhão afirma ainda que o aumento do número de internações por doenças respiratórias em Teresina pode estar relacionado às condições climáticas atuais da capital piauiense, que tem registrado elevadas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Cuidados

A médica pneumologista Tatiana Santos faz um alerta especial à população para os cuidados com a saúde nesse período de baixa umidade relativa do ar. Ela recomenda a adoção de medidas simples que previnem problemas respiratórios, como aumentar a ingestão de líquidos, utilizar umidificadores de ar ou bacia com água no ambiente doméstico e, ainda, evitar fazer atividade física entre as 9h e 16h.

Em relação às queimadas, a orientação é evitar locais com fumaça para não inalar a fumaça. “A fumaça de queimadas ou incêndios não se dissipa facilmente e isso piora a situação de quem já tem problema respiratório, como rinite, asma, e pode desenvolver problema em quem não tem. Os sintomas seriam irritação nos olhos ou na garganta, sensação de falta de ar, desconforto respiratório e/ou tosse prolongada”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES