Internet cresce 10% e chega a 225 milhões de domínios em 2011

Segundo a Verisign, 2011 se encerrou com 225 milhões de nomes de domínio na Internet.

Quase seis milhões de nomes de domínio foram adicionados à Internet no quarto trimestre de 2011, informou a VeriSign na sexta-feira (9/03). Dessa forma, o total chega a 225 milhões, o que representa uma alta de 10% em relação ao ano anterior.

De acordo com a empresa, a média de consultas diárias ao seu Sistema de Nomes de Domínios (DNS, na sigla em inglês) ficou em 64 bilhões no período, crescimento de 8% em relação aos três meses anteriores, e o pico chegou a de 117 bilhões, índice 51% superior ao ápice do terceiro trimestre.

Em seu dossiê, a VeriSign também faz um alerta quanto ao sequestro de nomes de domínios ? quando um hacker falsifica seus dados de registro e obtém controle administrativo e operacional sobre ele. Para realizar o crime, técnicas diversas são utilizadas, como a criação de spywares, a execução de gravadores de digitação na máquina do usuário ou ?engenharia social?, de modo a obter informações com o consentimento da vítima.

Algumas dicas simples, porém, são úteis para evitar transtornos do tipo, afirma a companhia. Ela recomenda, por exemplo, o uso de Registry Lock (Bloqueio de Registro), a contratação de soluções de segurança de um distribuidor autorizado e o emprego de práticas consolidadas para elaborar códigos.

O ?Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet?, disponível em português, pode ser acessado por este link.

Fonte: UOL