Internet Wi-Fi por balões tem data prevista para chegar ao Brasil

Conexões podem chegar até 100 MB e a previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre de 2015.

Projeto "Conectar" é muito parecido com o Google Loon | Reprodução/The Next Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em breve, regiões remotas do Brasil receberão Internet Wi-Fi distribuída através de balões. Chamado de "Projeto Conectar", uma iniciativa do Governo brasileiro, apresenta as mesmas características do Google Loon, que utiliza uma rede de balões lançados no ar para fornecer acesso à Internet sem fio. Conexões podem chegar até 100 MB e a previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre de 2015.

O Projeto Conectar é uma parceria entre a Telebrás, o Instituto Nacional de Pesquisas e Tecnologia ? INPE e o Ministério das Comunicações, e pretende levar Internet via Wi-Fi através de balões para comunidades distantes do centros urbanos do país.

Segundo o INPE, todo o sistema será monitorado de perto. ?O balão portando transceptores será lançado a 240 metros de altura e fará os enlaces via rádio com um ponto fixo em Cachoeira Paulista e com um veículo do INPE que transportará uma varredura da qualidade de conexão até 50 Km de distância do balão?, explica o coordenador do projeto, José Ângelo Neri.

O Governo brasileiro disse que a tecnologia utilizada apresenta menor custo de implementação e facilita que regiões de difícil acesso e que não possuem serviços de conexão à Internet sejam abrangidas pelo projeto. ?O custo é muito menor do que o de uma torre de transmissão. A instalação é mais fácil e o alcance é maior?, disse em outubro o Secretário de Telecomunicação do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinho.

O Projeto Conectar passará por duas fases importantes antes de sua implementação. Os primeiros testes acontecerão na cidade paulistana de Cachoeira Paulista, onde os primeiros balões transportando transceptores serão lançados. Caso obtenham sucesso nos testes, os primeiros protótipos industriais começarão a ser desenvolvidos e levados para todas as regiões carentes do Brasil, inclusive para a região Amazônica.

No mês de outubro, representantes do Google vieram apresentar o Google Loon ao Governo brasileiro na tentativa de fechar uma parceria. No entanto, o assunto não era novidade por aqui, já que o Projeto Conectar estava em desenvolvimento desde maio de 2013.

Ainda segundo informações do INPE, após as conclusões dos testes o governo deverá escolher em 2014 o modelo mais adequado de balão e as empresas que participarão no desenvolvimento do protótipo. Agora é só esperar até 2015 pra ver os balões do Projeto Conectar no ar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES