iPhone e Android dominam smartphones com 82% do mercado

iPhone e Android dominam smartphones com 82% do mercado

sistema da Google tem 59% dos envios no trimestre contra 23% do aparelho da Apple.

O iPhone e os aparelhos Android alcançaram juntos 82% de todos os smartphones entregues no mundo para os varejistas no primeiro trimestre de 2012, informou a consultoria IDC nesta quinta-feira, 24/5.

Os envios combinados de aparelhos Android e iOS fazem os produtos com outros sistemas parecerem muito pequenos, incluindo o BlackBerry, da RIM, um jogador tradicionalmente importante que agora está em uma ?trajetória decrescente?, afirma o relatório da IDC.

No último dia 16, a Gartner publicou que os smartphones Android e o iPhone respondiam a quase 79% de todos os smartphones enviados no primeiro trimestre, um pouco abaixo do informado pela IDC.

Os smartphones enviados para varejistas possuem vendas esperadas, especialmente o popular Android e o iPhone.

De acordo com a IDC, os vários smartphones Android responderam por 59% dos envios no primeiro trimestre, ou 152,3 milhões de aparelhos, enquanto que os iPhones registraram a 23% desse total no período.

O analista da IDC, Kevin Restivo, afirmou que sistemas como BlackBerry e Windows Phone precisam ganhar uma maior lealdade dos desenvolvedores de apps para aumentar sua participação no mercado. ?As intenções de entusiasmo de um desenvolvedor por um sistema operacional em particular são tipicamente um indicador importante do sucesso de vendas dos aparelhos.?

A IDC também disse que a Samsung respondeu por 45,4% de todos os smartphones Android enviados nos três primeiros meses, ficando em primeiro lugar na plataforma.

Já o sistema Symbian ficou com 6,8% do total de aparelhos enviados no trimestre, 60% abaixo do registrado no primeiro trimestre de 2011, como resultado da mudança da Nokia para o Windows Phone.

A participação do BlackBerry nos envios foi de apenas 6,4%, uma queda de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Windows Phone e o Windows Mobile OS registraram uma fatia de 2,2% dos smartphones entregues no primeiro trimestre do ano, crescimento de 27% em relação aos primeiros três meses de 2011.

Fonte: UOL