Estudo: Jovens começam a migrar do Facebook para Twitter

Chegada dos pais ao Facebook teria causado mudança no comportamento

Número de jovens que dizem usar o microblog dobrou em dois anos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consenso era esse: os adolescentes não tuitam, já que o meio é muito público e os usuários são muito mais velhos. Porém, de repente, seus pais, avós e vizinhos começaram a invadir o Facebook e a rede social deixou de ser um lugar só deles. Assim, o Twitter voltou a ser uma opção.

?Eu amo o Twitter e é a única coisa que tenho só para mim e meus pais não têm um?, tuitou Britteny Praznik, de 17 anos. Ela ainda tem uma conta no Facebook, mas entrou para o Twitter durante o último verão, depois que alguns colegas de classe fizeram o mesmo.

Os adolescentes dizem gostar da facilidade de uso da ferramenta e da habilidade de enviar mensagens equivalentes a um SMS para seu círculo de amigos, geralmente menor do que a quantidade de amigos que têm em suas contas no Facebook. No microblog, eles podem ter muitas contas e não precisam usar seus nomes reais.

A crescente popularidade do Twitter entre os adolescentes se encaixa com as descobertas feitas por um estudo da Pew Internet & American Life Project, uma organização sem fins lucrativos que monitora os hábitos tecnológicos das pessoas. A migração tem sido lenta, porém consistente.

A pesquisa, feita em julho de 2011, descobriu que 16% dos adolescentes, de idades de 12 a 17 anos, disseram usar o Twitter. Há dois anos, essa porcentagem era de 8%.

?Esse aumento é, definitivamente, significativo?, disse Mary Madden, especialista em pesquisas sênior da Pew. E ela suspeita que esse número tenha crescido novamente.

Enquanto isso, outra pesquisa do Pew mostrou que quase um em cada cinco pessoas de 18 a 29 anos adquiriram gosto pelo microblog, que permite que elas postem seus pensamentos em até 140 caracteres.

No início de sua história, o Twitter tinha uma reputação que muitos achavam não se encaixar com os hábitos dos adolescentes. ?O primeiro grupo a reconhecer o microblog foram as pessoas da indústria da tecnologia, que precisavam se promover?, disse Alice Marwick, uma pesquisadora de pós-doutorado no Microsoft Research, que pesquisa os hábitos dos adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES