Kinetic Desk, mesa inteligente se move pra usuário trabalhar em pé

Kinetic Desk, mesa inteligente se move pra usuário trabalhar em pé

Mesa inteligente tem sensores e pretende aumentar produtividade de usuários

A empresa americana Stir está desenvolvendo um equipamento que pretende diminuir os problemas ergonômicos dos usuários e aumentar sua produtividade. A tecnologia, chamada Kinetic Desk, é uma mesa inteligente desenvolvida para identificar e se ajustar aos hábitos do usuário e alternar os períodos em que ele trabalha sentado e em pé.

A mesa usa sensores capazes de aprender os hábitos do usuário e detectar quando ele está prestes a se levantar e fazer o mesmo. Ela vem equipada com uma tela touchscreen de 4,3 polegadas que permite identificar quanto tempo ela foi usada com o usuário sentado ou em pé, além de programar metas para cada modo e ver as estatísticas dos últimos meses.

Para trocar a altura da mesa, basta dar um toque duplo na touchscreen, mas ela também possui um botão que ativa o modo ?WhisperBreath?, que faz as mudanças automaticamente. Quando chega a hora de trocar de posição, a mesa faz uma leve mudança de altura, subindo e descendo rapidamente cerca de uma polegada.

A ação foi planejada baseado no movimento natural do corpo durante uma respirada profunda e, de acordo com pessoas que já experimentaram o equipamento, não é brusca o suficiente para atrapalhar qualquer atividade. A mudança, entretanto, foi concebida como apenas uma sugestão e não precisa ser acatada pelo usuário, o que é útil quando se está, por exemplo, ao telefone ou almoçando.

A Smart Desk é feita com madeira de bétula com revestimento em polímero de acetina ou madeira de lei. Ela também possui suporte a Wi-Fi e Bluetooth, que no momento não dão nenhum benefício adicional ao equipamento, mas já foram incluídos para facilitar a conectividade com outros dispositivos que possam ser lançados pela Stir. Há também duas saídas para o carregador e portas USB. O carregador é embutido no equipamento e está disponível em cinco cores diferentes.

A ideia surgiu após uma pesquisa da Universidade de Miami que comprovou que alternar entre trabalhar sentado e em pé aumenta a produtividade em 50 minutos por dia. Todo o equipamento ? incluindo a tecnologia ? foi criado nos Estados Unidos, o que explica o preço de US$ 3.890 (cerca de R$ 8660). A Kinetic Desk deve ser lançada no início de 2014, mas a pré-venda começa no final do ano.

Fonte: Tech Tudo