LG Nexus 4 pode não vir ao Brasil; problema afeta update do Galaxy X

LG Nexus 4 pode não vir ao Brasil; problema afeta update do Galaxy X

Anatel impede que os smartphones Nexus venham com o sistema original ao país, impedindo sua homologação

O LG Nexus 4, possível quarto integrante da linha de Androids "puro" do Google, pode ficar fora da lista dos smartphones vendidos no Brasil. Segundo uma fonte da indústria em declaração exclusiva, o principal motivo seria uma regra da Anatel que impede que os smartphones Nexus venham com o sistema original ao país, impedindo sua homologação.

Sem entrar em detalhes, o analista disse que a Anatel possui uma regra na certificação dos aparelhos que exige uma funcionalidade no aplicativo de discagem. Este recurso, no entanto, não foi implementado pelo Google no Android original, o que naturalmente exige que a empresa responsável por seu registro no Brasil crie uma versão modificada do sistema, apropriada aos padrões do agência reguladora.

Segundo a fonte, esta pode ser a razão para que, muito possivelmente, a linha Nexus montada pela Samsung - aqui no Brasil comercializada como Galaxy X - nem chegue a ganhar o esperado update para o Android 4.1 (Jelly Bean), já distribuído em vários países.

A única possibilidade de o LG Nexus 4 vir ao Brasil, segundo o analista, seria se o laboratório de desenvolvimento da empresa sul-coreana resolvesse atender a demanda da Anatel e criasse a modificação no Android. Para ele, no entanto, essa possibilidade não é tão viável assim.

Ainda durante a conversa, ele declarou que o aparelho foi trazido para o Brasil e que ele já chegou a testá-lo algumas vezes, confirmando sua existência. "O smartphone está incrível. Realmente eles capricharam nesse Nexus", disse.

Com a promessa de apresentar novidades na linha Nexus em um evento marcado para o próximo dia 29, o Google deverá lançar o LG Nexus 4 com a nova versão do Android, 4.2, também conhecida como Key Lime Pie.

Fonte: techtudo.com.br