Cofundador do Google fala sobre ameaças a liberdade na internet

Cofundador do Google fala sobre ameaças a liberdade na internet

De acordo com Brin, a ameaça acontece por uma combinação de fatores

O caráter aberto e de acesso universal da criação na internet está à beira de uma ameaça sem precedentes, afirmou o cofundador do Google Sergey Brin em uma entrevista dada ao jornal britânico ?The Guardian?.

De acordo com Brin, a ameaça acontece por uma combinação de fatores, como, por exemplo, o aumento das ações governamentais em controlar o acesso e a comunicação de seus cidadãos.

Além disso, para Brin, a a ascensão de empresas como o Facebook e Apple é um dos fatores mais preocupantes, uma vez que cada uma tem as suas próprias plataformas e controlam o acesso de seus usuários. ?Existe muito a ser perdido?, ele afirmou. ?Por exemplo, todas as informações dentro de aplicativos não podem ser buscadas. O dado não é indexado no buscador?, afirmou.

Além disso, Brin adicionou que as empresas de entretenimento também colaboram para o cerceamento da internet. Para o cofundador do Google, as tentativas destas empresas em minar a pirataria também ameaça o princípio de abertura da internet.

?Essas são forças que se colocaram contra a internet aberta por todos os lados e ao redor do mundo?, disse Brin. ?Estou mais preocupado do que eu já estive antes. É realmente assustador?, completou.

Fonte: UOL