Mais confortáveis, novos fones Apple melhoram qualidade do som

Mais confortáveis, novos fones Apple melhoram qualidade do som

Novos fones ainda permitem um maior isolamento de ruídos

Após três anos de pesquisa, a Apple lançou na última quarta-feira (12) novos fones de ouvidos ?diferentes de quaisquer outros vistos antes?, conforme disse o executivo Greg Joswiak no evento de lançamento da companhia. ?Fazer um fone para caber nos ouvidos de todo mundo seria como fazer um par de sapatos para caber nos pés de todos. Mas é exatamente isso que tentamos fazer com os novos EarPods?, disse Jonathan Ive, responsável pelo design da Apple, em vídeo de apresentação dos fones.

Testamos a forma avulsa, os fones já podem ser encomendados no site da Apple dos EUA. Eles custam US$ 30, o mesmo valor dos antigos fones, chamados Earbuds.

Procuramos pelos novos fones em quatro lojas da Apple nos EUA, que informaram que os EarPods ainda não estavam disponíveis para venda. No Brasil, a Apple ainda não revelou quando os EarPods chegam. O modelo anterior é vendido no país por R$ 100.


Mais confortáveis, novos fones da Apple melhoram qualidade do som

Os EarPods têm um design diferente para se encaixar melhor nos ouvidos do usuário e aumentar a qualidade do som. ?Todo o design é focado para oferecer conforto e um som incrível?, disse Ive. Para chegar ao modelo, a companhia realizou uma pesquisa em que digitalizou tridimensionalmente orelhas de 600 usuários.

O novo design permite ainda um nível confortável de isolamento. Os EarPods não anulam completamente os ruídos de fundo, mas conseguem bloquear grande parte do som ambiente. Ao comparar os novos fones com os Earbuds, se percebe que, para isolar os ruídos, o modelo antigo precisa de um volume de som maior.


Mais confortáveis, novos fones da Apple melhoram qualidade do som

Porém, o principal destaque dos EarPods é a melhora na qualidade do som, que é muito perceptível na comparação com os fones antigos. Os instrumentos musicais ficam mais claros, assim como as músicas com batidas. Os sons mais graves também ficaram melhores e mais profundos. Conforme a Apple, durante os anos de desenvolvimento dos EarPods, os engenheiros se focaram em melhorar a qualidade do som e estabeleceram como alvo "uma pessoa sentada em uma sala ouvindo alto-falantes de alta qualidade".

Os EarPods têm cinco saídas de ar. A principal delas, onde estão os alto-falantes, direciona o som direto ao canal auditivo do usuário. ?Para aperfeiçoar a acústica, criamos uma série de saídas, cada uma com uma finalidade própria", explica Ive. ?A saída na parte traseira sintoniza as frequências médias e proporciona uma experiência de audição consistente de uma pessoa para outra. Para proporcionar um som rico e poderoso, construímos saídas na parte debaixo que funcionam em sintonia com o alto-falante?, completou Ive. Conforme a Apple, as saídas permitem que o ar entre e saia enquanto os alto-falantes trabalham.

No evento de lançamento, o executivo Greg Joswiak revelou que a Apple já vendeu mais de 600 milhões de fones de ouvidos, o que representa 1,2 bilhões de pequenos alto-falantes. ?Não sei se as pessoas se dão conta que a Apple é um dos grandes fornecedores de alto-falantes no mundo?, disse Joswiak. "O som é muito importante para a forma com que você experimenta um produto da Apple", afirmou Ive no vídeo.

"Então, nós queríamos fazer um fone de ouvido que fosse absolutamente o melhor que se poderia ser?, acrescentou.

Fonte: G1