‘Máquina do Tempo’ da web já reúne mais de 400 bilhões de páginas;saiba

Ferramenta exibe sites, de 1996 até os que entraram recentemente na web

Funcionando como um arquivo digital dos sites da web desde os seus primórdios, a ferramenta ?Máquina do Tempo? da internet ultrapassou a marca de 400 bilhões de páginas disponibilizadas, segundo informou a organização sem fins lucrativos Internet Archive nesta sexta-feira (9).

O serviço de busca ?Wayback Machine? é mantido pela Internet Archive, que preserva a memória da rede mundial de computadores, além de abastecer o universo digital com documentos raros.

Segundo a entidade, a Máquina do Tempo permite navegar pela web e encontrar desde páginas ?de algum momento em? 1996 até sites de algumas horas atrás.

Para isso, a ferramenta de pesquisa da Internet Archive tem de indexar essas páginas, um processo feito por outros buscadores, como Google e Bing. Em novembro de 2013, eram 364 bilhões de páginas e agora já chegam a 410 bilhões.

Isso permite que a Máquina do Tempo traga aos dias atuais a página do Yahoo de novembro de 1996, a do Geocities, de dezembro de 1998, e até registros antigos da própria ferramenta, de outubro de 2008.

O serviço foi lançado em 2001. Já foi alvo de censura na China, onde só passou a ser disponibilizado definitivamente em 2012, depois de um período fora do ar. E foi também a salvação para quem queria ter acesso a arquivos do governo dos Estados Unidos, quando alguns órgãos da administração federal pararam de funcionar em 2013 devido à falta de verba.

O Internet Archive foi fundado em 1996 como uma biblioteca digital para fornecer "acesso universal a todo o conhecimento". Isso inclui documentos raros que originalmente eram impressos e foram digitalizados para serem colocados à disposição do público, softwares antigos e emuladores de games vintage.

Fonte: G1