Mesmo anônimo, usuário do Kiwi ainda pode ser identificado, diz advogada

Engana-se, no entanto, que o anonimato prometido pela plataforma inviabilize a identificação dos usuários.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Embora o Kiwi - Q&A não seja o primeiro aplicativo a permitir interações anônimas, a opção atraiu uma série de usuários e, em pouco menos de uma semana, ele tornou-se um dos mais baixados da categoria gratuito na loja de conteúdos Android (o sistema mais popular do Brasil).

Engana-se, no entanto, que o anonimato prometido pela plataforma inviabilize a identificação dos usuários. É o que afirma Alessandra Borelli, advogada da Opice Blum e diretora-executiva da Nethics Educação Digital.

Ainda que o Kiwi garanta o anonimato, como explica a advogada, os dados de todos os usuários do app são armazenados na sede da empresa, na Califórnia (EUA). "Mesmo estando em outro país, o Marco Civil obriga que os dados sejam repassados sempre que solicitados pela justiça brasileira. Até porque as informações foram colhidas aqui e devem respeitar as nossas leis", justifica. O próprio aplicativo, segundo ela, alerta os usuários sobre a possibilidade da identificação no termo de uso. "O grande problema é que ninguém lê esse conteúdo."

No app, é possível responder e fazer perguntas (identificando-se ou optando pelo anonimato). Todos os questionamentos devem ter um "destinatário". Caso não tenha gostado de uma pergunta, há a opção de ignorá-la ou excluí-la. Curtir respostas e responder com textos ou imagens também estão entre as funcionalidades do Kiwi, que está disponível em versões para Android, iOS e web (https://kiwi.qa). O receio é que os usuários recorram ao anonimato da plataforma para praticar bullying ou incitar o ódio.

"Ao que tudo indica, com a vulnerabilidade do suposto anonimato, o Kiwi tende a causar constrangimentos às pessoas e a causar os mesmos problemas do Secret e do Cryptic [outros aplicativos que permitem interações anônimas]", afirma a especialista em direito digital, que enfatiza as proibições previstas na legislação brasileira. "A Constituição Federal prevê a livre manifestação do pensamento, mas veda o anonimato."

Em agosto de 2014, o Secret foi proibido no Brasil e removido da loja virtual da Apple, a App Store, por determinação judicial do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Na avaliação do juiz Paulo César de Carvalho, autor da ação, o uso do aplicativo viola o modelo de liberdade de manifestação com responsabilidade. Após um recurso apresentado pelo Google, a determinação foi suspensa.  "O Kiwi também não está isento de sofrer sanções semelhantes, já que pode causar os mesmos problemas se não usado de forma ética e responsável", relata Alessandra.

No termo de uso, que deve ser aprovado pelo usuário antes da instalação do app, o Kiwi se exima de qualquer responsabilidade a cerca do conteúdo publicado.

"Você é o único responsável por todas as suas comunicações e interações (...) Você não pode utilizar os serviço para divulgar conteúdo fraudulento, difamatórios, obsceno, pornográfico, que promova a discriminação, a intolerância, o racismo, o ódio, o assédio ou dano a qualquer indivíduo ou grupo (...) O Kiwi tem o direito de investigar e julgar qualquer uma dessas violações, além de envolver e cooperar com as autoridades policiais para processar aqueles que violarem os termos de uso."

Para Alessandra, o grande problema está na imagem equivocada que os brasileiros têm da internet. "Muitos acreditam que a rede é um universo sem lei. Mas isso não é verdade. Tudo que você diz fica registrado e facilmente usado como prova contra você", relata ela, que diz que nem o anonimato pode salvar o infrator. "Com a tecnologia, as pessoas são identificáveis, algumas com mais facilidades e outras nem tanto assim."

As punições, como ela acrescenta, estão previstas na Constituição Federal: "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação".

Veja abaixo seis dicas para tornar sua interação no Kiwi saudável:

1. Evite ofender pessoas ou grupos
As suas ofensas podem provocar danos a terceiros, algumas vezes irreparáveis, e você pode ser responsabilizado civil e criminalmente por isso. Lembre-se que tudo que você publica no aplicativo é público e pode ser usado contra você.

2. Não use a imagem de outras pessoas sem autorização
Prefira falar apenas por você e evitar contratempos na interação com os "amigos".

3. Não curta ou compartilhe ofensas
Curtir e compartilhar ofensas o torna tão culpado quanto o autor do crime. Por isso, pense bem antes de sair curtindo tudo, sem ao menos se atentar ao conteúdo.

4. Não passe informações sobre sua localização
O próprio Kiwi faz essa recomendação em seu termo de uso e alerta os riscos de vulnerabilidade dos usuários que publicam sem menor pudor informações pessoais. O acesso à eles é publico e não se restringe apenas a pessoas bem intencionadas.

5. Se alguém estiver te envolvendo em ação ilícita, pule fora
Fique atento a todos os posts que envolvam o seu nome e certifique-se que não estão relacionados a nenhuma ação ilícita. Na dúvida, prefira pecar pelo zelo.

6. Denuncie qualquer ação ilícita
Não pense duas vezes em denunciar qualquer ação suspeita no app, mesmo que você não seja a vítima. A sua identidade será mantida em sigilo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES