Microsoft apresenta Windows Phone 8 com novo design

Microsoft apresenta Windows Phone 8 com novo design

Segundo o gerente de marketing da Microsoft "a natureza do investimento é principalmente em áreas que não são explorados no hardware existente"

Dois dias depois de revelar seu próprio tablet com Windows 8, a Microsoft apresentou o novo Windows Phone 8 em um evento para jornalistas em São Francisco (EUA). Sua nova plataforma para smartphones deve chegar ao mercado até dezembro, e não equipará nenhum dos telefones vendidos hoje com o Windows Phone 7.

Segundo o gerente de marketing da Microsoft, Greg Sullivan, "a natureza do investimento (no Windows Phone 8) é principalmente em áreas que não são explorados no hardware existente". Por este motivo, o Windows Phone 8 será restrito apenas aos novos aparelhos que chegarem ao mercado.

Aparelhos vendidos no mercado brasileiro, como o Nokia Lumia 800, 710 e o HTC Ultimate, devem receber apenas uma atualização para a nova versão 7.8 (a atual versão é a 7.5). Por enquanto, a empresa apenas falou que implementaria a nova tela inicial.

Microsoft implementa poucas, mas boas mudancas no design do Windows Phone 8

Além disso a empresa implementou boas mudaças na usabilidade de seus telefones, sem, no entanto, promover grandes diferenças no design. Segundo a Microsoft, muitos usuários reclamavam que não conseguiam personalizar completamente os seus telefones.


Microsoft apresenta Windows Phone 8 muito mais potente e com novo design

A grande diferença visual entre os dois sistemas é a nova tela principal. Agora, ela é toda preenchida pelas Live Tiles, e suas funcionalidades estão bem parecidas com o que a Microsoft já havia apresentado para o Windows 8. Assim, além de mais flexíveis na organização, as Tiles também ficaram menores e ganharam mais cores para personalização.

Windows Phone 8 será muito mais potente e flexível

A grande novidade do Windows Phone 8 é o "Core compartilhado", uma ideia desenvolvida pela Microsoft que coloca todo o mecanismo de funcionamento interno presente no Windows para desktops dentro dos smartphones. Na prática, drivers e quaisquer outras necessidades desenvolvidas para o Windows 8 serão também compartilhadas aos telefones.

Como esperado, a Microsoft anunciou também o novo suporte a processadores com mais de um Core, uma limitação presente no atual Windows Phone 7.5 em aparelhos como o Nokia Lumia e o HTC Ultimate. Segundo o anúncio feito pelo gerente do programa Windows Phone, Joe Belfiore, o sistema suportará processadores de 64 bits com mais de dois Cores, sem indicar, no entanto, a limitação máxima.

Ainda relacionado ao hardware, a Microsoft falou que os novos aparelhos terão suporte a cartões microSD, e que será possível guardar vídeos, fotos e instalar aplicativos; assim como o Android já tem feito.

Outra novidade é que o sistema já está preparado para suportar telas de alta resolução. Para isso, o sistema suportará três resoluções: 800 x 480 em 15:9, 1280 x 768 em 15:9, e 1280 x 720 em 16:9 (este último, em outras palavras, é o suporte a telas "HD widescreen").

Microsoft abandona Bing Mapas e aposta em facilidades dentro do próprio sistema

Belfiore anunciou que todos os aplicativos do Windows Phone 7 funcionarão no Windows Phone 8, e que o navegador do sistema será o novo Internet Explorer 10, com o mesmo desempenho da versão para computadores. Nos jogos, a plataforma gráfica será o já conhecido DirectX, e títulos como Halo, Skyrim e Assassin"s Creed chegarão em breve a plataforma.

Além disso, todos os novos telefones poderão contar com a tecnologia de comunicação sem fio NFC, usado atualmente principalmente para pagamentos. Durante a apresentação, Belfiore mostrou diversas outras aplicações do qual o Windows Phone era capaz de reconhecer automaticamente, como a agenda, que reconhece um cartão de visitas com uma tag NFC.

Confirmando os rumores ditos nas últimas semanas, também, a Microsoft abandonou o Bing Mapas e o substituiu pelo Nokia Mapas. Para eles, a plataforma de mapas da fabricante finlandesa é uma das melhores do mundo, e todos os aparelhos com Windows Phone 8 aproveitarão os recursos de navegação offline, navegação ponto-a-ponto e o rico banco de dados da empresa.

Novos aparelhos receberão update over the air

Os futuros aparelhos com Windows Phone 8 serão fabricados pela Nokia, Huawei, Samsung e HTC, todos usando hardware da Qualcomm. A empresa também garante que trará updates para todos os aparelhos por, pelo menos, 18 meses. Os softwares será atualizado via "over the air", sem conexões com PCs.

O sistema é um dos preferidos pelos consumidores, de acordo com uma pesquisa de satisfação de consumidores feita pela Amazon. Nas estatísticas, o Windows Phone equipa sete dos nove telefones mais bem avaliados por seus clientes.

Fonte: Tech Tudo