Microsoft "turbina" placa gráfica do Xbox One para competir com o PS4

Por R$ 2.199, Xbox One do Brasil será o mais caro do mundo

O Xbox One receberá um upgrade na sua placa gráfica. A Microsoft fez alterações na GPU (o processador gráfico) do console que passará a entregar uma frequência de 853 MHz frente aos 800 MHz anteriores. A intenção é clara: diminuir a distância em relação ao PlayStation 4, da Sony, que possui um processamento maior.


Microsoft

Segundo estimativas, considerava-se que o console rival fosse até 50% mais potente que o Xbox One, graças ao processador gráfico com mais núcleos computacionais e ao tipo de memória mais rápido.

A informação foi divulgada pelo vice-presidente da Xbox Live, Marc Whitten. Segundo ele, os 53 MHz adicionados ao processador gráfico do Xbox One não seriam muita coisa se o comparativo fosse entre Pcs. Contudo, levando-se em conta que consoles são computadores altamente especializados, esse acréscimo de 6% à velocidade gráfica do console pode desempenhar um papel relevante no primeiro ciclo de lançamentos de jogos.

A aceleração da GPU do aparelho é apenas mais uma das mudanças que a Microsoft decidiu promover no Xbox One depois de seu lançamento. As anteriores foram revisões de políticas de distribuição de conteúdo e de promoção de novos estúdios de games.

Ainda de acordo com o executivo da Microsoft, novos aprimoramentos técnicos estão sendo realizados nestes últimos períodos de desenvolvimento do console. Novas informações sobre o desempenho do Xbox One deverão ser reveladas em breve, durante a Gamescon 2013. Além disso, o console entrou em fase beta internamente e já há funcionários da Microsoft usando o console em suas casas.

Fonte: Tech Tudo