Milhões de senhas do Facebook, do Twitter e do Google são roubados

A descoberta foi publicada na terça-feira (3) no blog da Trustwave“s Spider Labs, equipe que trabalha e investiga segurança web.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores descobriram uma base de dados que armazena mais de dois milhões de credenciais de logins e senhas de usuários de Facebook, Twitter, Google e outros. A descoberta foi publicada na terça-feira (3) no blog da Trustwave"s Spider Labs, equipe que trabalha e investiga segurança web.

O grupo descobriu um banco de dados on-line lotado de informações da contas de serviços populares como redes sociais e plataformas de e-mail. São mais de 1,58 milhão de nomes de usuários e senhas no servidor. Deste total, 318.121 são do Facebook, 21.708 são do Twitter, 54.437 são de contas baseados na plataforma Google e 59.549 logins do Yahoo. Outras 320 mil logins também foram roubados de serviços de e-mail. O número restante de contas comprometidas são de acesso ao LinkedIn, a FTPs e outros serviços online.

Dos logins e senhas roubados, 97% pertencem a usuários da Holanda, seguido por Tailândia, Alemanha, Cingapura e Indonésia. Usuários dos Estados Unidos tiveram menos de duas mil credenciais roubadas. Porém, há mais de 90 países na lista e sabe-se que foi usado um sistema para enganar o IP real dos contanimados.

Há também uma presença notável de endereços vk.com e odnoklassniki.ru, dois sites sociais mais populares na Europa e que operam também em russo, o que provavelmente indica que uma parcela razoável de vítimas do roubo de logins e senhas também foi composta de falantes da língua, diz o grupo de segurança web.

Quem estaria por trás do ataque seria o controlador da botnet Pony. A versão 1.9 da rede tem um poderoso sistema espião e de keylogging que captura senhas e credenciais de login dos usuários infectados quando eles acessam aplicativos e sites da Internet. Um botnet pode ser construído e hospedado diretamente em um site e armazenar automaticamente todos dados colhidos de usuários infectados como logins, senhas, endereços de e-mail e outras informações digitadas.

Senhas eram "terríveis"

Ainda segundo os pesquisadores, a investigação também descobriu hábitos péssimos dos usuários cujas senhas mais comuns eram "123456 ", "123456789 ", "1234" e "password ". Dos códigos, 6% foram consideradas "terríveis", 28% ruins, 44% razoáveis, 1% boas e apenas 5% excelentes.

Na análise, as senhas consideradas ótimas são aquelas que usam todos os tipos de caracteres e somam mais de oito digitos, e as senhas com quatro ou menos caracteres são consideradas "terríveis".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES