Mito ou verdade: quebrar 3° pino da tomada danifica computador?

Mito ou verdade: quebrar 3° pino da tomada danifica computador?

Para resolver isso, há quem prefira quebrar o terceiro pino, mas será que isso danifica o computador?

O novo padrão brasileiro de tomadas tem deixado muitas pessoas irritadas graças à implantação de um terceiro pino nos plugs. A medida promete oferecer mais segurança aos equipamentos e aos usuários, mas esbarra nas tomadas antigas com somente dois conectores. Para resolver isso, há quem prefira quebrar o terceiro pino, mas será que isso danifica o computador?

Embora não tenha caído no gosto do usuário, o novo padrão de tomadas brasileiro está aí para ficar. Além de reforçar a segurança, seu objetivo é acabar com a bagunça de formato existente antes da padronização "internacional", embora só o Brasil o tenha adotado até o momento. Ou seja, ainda que você se recuse a trocar as tomadas da sua casa agora, é provável que você tenha que fazer isso muito em breve.

- Pra que serve o terceiro pino?

Esta do meio, leva o nome de Pino Terra e serve para isolar cargas maiores de energia que não são utilizadas pelo aparelho e podem danificá-lo. Ou seja, caso ocorra uma grande variação na rede elétrica da sua casa, como um raio, os aparelhos sem aterramento não têm por onde escoar esta carga extra, podendo causar fortes choques ao usuário ou queimar os componentes internos.

- Afinal, quebrar o terceiro pino danifica o PC?

Não diretamente, mas você aumenta os riscos de que problemas apareçam, pois o seu computador ficará exposto a variações de cargas. Mesmo que seu PC seja protegido pelo estabilizador, é muito importante que ele mantenha sua tomada de três pinos na parede, diminuindo o risco de curtos e choques desnecessários. Por esta razão, é importante que você não corte o Pino Terra.

Caso não queira trocar o formato das tomadas da sua casa agora, certifique-se de comprar um adaptador que tenha a entrada do terceiro pino, garantindo assim maior segurança para você e para os seus aparelhos. No entanto, é importante destacar que a mudança vale tanto para os PCs como para geladeiras, TVs e outros eletrônicos. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde, você será obrigado a se adaptar ao novo padrão.

Para garantir maior segurança, porém, é necessário se certificar ainda se o seu prédio ou casa e, principalmente, a tomada onde o aparelho será ligado possuem um sistema de aterramento instalado. Afinal, é por esse caminho que o excesso de energia vindo das tomadas será dissipado no solo.


Mito ou verdade: quebrar o terceiro pino da tomada danifica o computador?

Fonte: tech tudo