'Moro não pode continuar se comportando como um czar', diz Lula

Petista diz que não vai permitir que difamem sua história

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma semana após ser condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que não vai permitir que difamem sua "história com uma mentira deslavada dessas".

"Não vou, depois de 70 e poucos anos de vida, permitir que meia dúzia de jovens mal-intencionados venham tentar jogar a minha imagem na lama", disse em entrevista à rádio Capital,  de São Paulo, na manhã desta terça-feira (18), na qual voltou a criticar as equipes da Operação Lava Jato .na Polícia Federal e no Ministério Público Federal, além do juiz federal Sergio Moro.

"O juiz Moro não pode continuar se comportando como um czar [termo usado por soberanos durante o Império Russo]. Ele faz o que quer, quando quer, sem respeitar o direito democrático, sem respeitar a Constituição. E não deixa a defesa falar", afirma o petista, que se diz indignado com a condenação.

"Quero provar que o Moro errou, que a equipe da Lava Jato errou. Mentiram demais", comentou.  "A desgraça de quem conta a primeira mentira é que é obrigado a contar milhares para justificar a primeira. Cabe a mim insistir que eles erraram".

Lula avalia que foi condenado em função do processo do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), sua sucessora no Planalto. "Eles deram um golpe [para a saída de Dilma]. Se eu voltar, o golpe não fecha", disse. "É por isso que eu vou brigar", citando que deseja disputar a Presidência em 2018.

Na última quinta-feira (13), em seu primeiro pronunciamento após a condenação, o petista confirmou que deseja disputar o Planalto.

Para o petista, seus "adversários e a Lava Jato" estão julgando o seu mandato de oito anos. "Quero defender aquilo que foi feito no Brasil. Temos condição de consertar o Brasil", falou Lula, defendendo a saída de Temer e antecipação da eleição presidencial a partir de uma emenda na Constituição. "Não dá nem para esperar 2018. A única solução para o Brasil seria convocar eleição direta".

A avaliação de Lula é de que o presidente Michel Temer (PMDB) "não tem autoridade moral para governar", nem condições de ficar no Planalto, citando a baixa aprovação do atual mandatário. "Esse país não pode ficar meses esperando uma eleição. A única coisa que pode acontecer aqui é antecipar eleições. Vamos transferir a responsabilidade para o povo outra vez. Não tem milagre".

Lula pede para que para as pessoas não percam a "paciência nesse país": "Temos que ter a esperança de que esse país pode voltar a gerar emprego, a ter esperança". Sua fala é a respeito de que, no Brasil,  tenta-se vender que "o que é público não vale nada, e o que é privado vale tudo"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES