Movi: App traz inovação em corrida de táxis e mototáxis em THE

Solicitar táxis ou mototáxis ficou mais fácil e seguro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Solicitar táxis ou mototáxis ficou mais fácil e seguro a partir deste sábado (11) em Teresina. A Caverna Labs em parceria com a CN Motos do Dirceu lançou na manhã deste sábado o aplicativo para redes móveis Movi, totalmente gratuito. Através dele, é possível entrar em contato direto com os condutores sem precisar passar por uma central telefônica antes. O aplicativo está disponível nas versões  Motootaxi AndroidMotootaxi iPhone.

São dois apps distintos: Motootaxi Taxista e Motootaxi Passageiro. Tanto clientes como taxistas e mototaxistas precisam fazer um cadastramento prévio para utilizar o serviço, com registro de foto, CPF, telefone e e-mail. No caso dos condutores, apenas aqueles que tiverem cadastro junto à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) podem participar. A liberação dos cadastros é feita em até 24h.

Paulo Soldi, diretor de projetos da Caverna Labs, desenvolvedora do aplicativo, conta que a ideia surgiu através da observação que esse tipo de aplicativo tem funcionado para taxistas, mas os mototaxistas não tinham nada nesse sentido. “Então, nós resolvemos juntar as duas coisas, e ele serve tanto para você chamar um táxi quanto um mototáxi, e esse é nosso grande diferencial. É só acessar o App Store e Google Play Store”, ele explica. Basta baixar o aplicativo e preencher o cadastro.

“O passageiro que quer chamar um táxi poderá fazer isso com um clique, colocando o endereço onde ele se encontra e qual seu destino. Em menos de três minutos um profissional chega até ele”, conta Soldi.

O passageiro pode acompanhar o percurso do profissional que aceitou o seu pedido em tempo real pelo recurso. Além disso, o cliente pode avaliar o serviço do profissional que o atendeu: ao final da corrida, o aplicativo solicita uma avaliação da qualidade do serviço daquele profissional e deixar seu comentário para que outros usuários possam verificar sua opinião. Segundo o diretor, a medida é importante para reorientar aqueles que não prestarem um bom atendimento para que adéquem o serviço ou, a depender do caso, podem ser descredenciados. O passageiro ainda pode consultar todo o seu histórico de corridas pelo aplicativo.

Apenas no começo desse sábado foram feitos mais de 100 credenciamentos, e as expectativas são de que dentro de uma semana haja cobertura total das corridas.

“Estamos trazendo o que há de mais moderno hoje em termos de chamada de transporte individual. A categoria e a cidade estão evoluindo, o smartphone faz parte das pessoas quase como uma extensão das mãos, então vai facilitar muito a vida delas na hora de chamar um táxi ou mototáxi”, enfatiza Soldi. O app funciona 24h por dia e em qualquer horário que a população precisar de um profissional haverá alguém disponível para buscar o cliente.

Daniel Guimarães, diretor de projetos do Movi, explica que o lançamento do aplicativo facilitará a vida da população teresinense que utiliza táxi ou mototáxi para se deslocar. “Estamos unindo forças nesse momento difícil para a economia para gerar mais riquezas. Não é preciso ficar ligando, em um clique a pessoa já chama o táxi. Para lançar o app, nós pensamos numa empresa de respaldo na cidade, e a CN Motos veio agregar oferecendo descontos aos mototaxistas, além de brindes e sorteios no feirão”, disse. A iniciativa da parceria e do feirão veio para valorizar o trabalho dos mototaxistas da cidade. “São profissionais que prestam serviço de qualidade, então a gente veio agregar como uma forma deles poderem captar mais passageiros. Cerca de 300 mototaxistas devem ter participado do lançamento”, Daniel explica.

Um dos pontos positivos mencionados pelos mototaxistas presentes no lançamento foi a sensação de segurança, tanto para os profissionais quanto para os passageiros. Adailton Campelo da Costa trabalha há oito anos como mototaxista e conta que o app trará mais praticidade ao trabalho. “É uma novidade que facilita também por causa da identificação, porque tanto o passageiro quanto o condutor ficam mais seguros, sabendo com quem você está andando. Segurança para os dois lados, é uma vantagem”.

Francisco de Oliveira Macedo, que também trabalha há oito anos com o transporte, concorda com o colega de profissão, e acrescenta que poderá trazer melhorias financeiras. “Tanto pra nós quanto pra sociedade vai ser melhor. Eu já tenho meus clientes, mas espero que com ele apareçam mais. Também melhora a segurança pra gente, porque a gente sabe a procedência do cliente pelo cadastro, e por um telefone público a gente não tem como garantir”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES