Pesquisador diz que o fim dos celulares será em apenas 5 anos

O celular como conhecemos vai desaparecer em breve e a educação terá que se adaptar a mais essa mudança, afirmou Sugata Mitra

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O celular como conhecemos vai desaparecer em breve e a educação terá que se adaptar a mais essa mudança, afirmou Sugata Mitra, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), durante a Campus Party, nesta terça-feira (7). O evento acontece no Anhembi, em São Paulo.

Especialista em tecnologia educacional, ele acredita que o aparelho vai dar lugar a outra tecnologia em cerca de 5 anos, assim como aconteceu com a vitrola e o walkman.

"O celular foi ficando melhor, mais barato e rápido. Se eu tivesse que fazer uma previsão, diria que ele vai desaparecer em 5 anos?, afirmou. Segundo Mitra, as novas tecnologias vão lançar um desafio aos professores. ?O que a educação deve fazer quando os jovens tiverem o Google nas suas cabeças? Como você vai saber que um contabilista é mesmo um contabilista ou se ele está apenas usando o Google? O significado da educação, do diploma, terá que mudar em menos de 10 anos?, completou.

Em 1999, Mitra colocou um computador com acesso à internet em um muro de uma favela de Nova Déli, na Índia. Câmeras mostraram a interação das crianças com o computador. Segundo Mitra, elas iniciaram um novo processo de aprendizagem graças à internet.

Na época do experimento, chamado ?Hole in the Wall? (buraco na parede, em inglês), os professores lhe questionaram o que aquilo mudaria na vida deles já que os resultados das provas não estavam melhorando.

?Eles concluíram que o computador não estava ajudando, mas ninguém perguntou se o problema não estava na prova. O computador ajudou as crianças em várias áreas que a prova não contempla, como a autoconfiança. Isso não é medido pela escola?.

Crítica a provas escolares

Segundo Mitra, as provas desenvolvidas pelas instituições não medem a compreensão, e, sim, a memória. ?No passado, a memória era importante porque o cérebro era o único meio de se reter informações. Hoje, ela não é mais importante, pois temos o pen drive, por exemplo?, explicou. ?Precisamos pedir para o sistema mudar em vez de pedir para o aluno não usar o computador?.

Mitra acredita que é necessário redefinir o currículo escolar para que ele fique mais interessante. ?Hoje, as empresa contratam funcionários com muita educação, mas que não são úteis. As pessoas conseguem ler uma página inteira e não entender nada. Essas habilidades são mais importantes para as empresas, hoje, do que trigonometria. Nós temos exigências que não têm relação com o que está sendo ensinado. Há 300 anos, o fato de o currículo não ser interessante, não era um problema. Hoje, isso não funciona?, completou.

Palestras desta quarta

O segundo dia de programação da Campus Party terá como destaque Dave Haynes, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da SoundCloud, plataforma de áudio que permite capturar, registrar e compartilhar sons por meio da internet. Ele fará uma palestra às 13h. Neil Harbisson, artista visual e compositor britânico, contará sobre a experiência de ter um olho eletrônico na cabeça que permite que ele reconheça as cores. Harbisson possui acromatopsia, uma condição visual que o obriga a ver o mundo em preto e branco.

Serviço

O que é? Campus Party Brasil 2012

Onde? Anhembi Parque - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo

Quando? De 6 a 12 de fevereiro de 2012

Quanto? As vagas para participar do evento e acampar estão esgotadas. Entrada para o pavilhão de exposições é gratuita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES