Nasa vai testar tecnologia laser para envio de dados do espaço para Terra

Comunicação via laser deverá ser melhor que tecnologia atual, diz Nasa

A agência espacial americana (Nasa) vai testar uma tecnologia laser como forma de melhorar o envio de dados do espaço para a Terra e vice-versa.

Chamado de Opals (Carga Óptica para Comunicação Científica a Laser, em tradução livre para o português), o sistema chegou na semana passada ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, vindo do Laboratório de Propulsão a Jato da agência, na Califórnia, que pesquisa novas tecnologias espaciais.

A previsão da Nasa é enviar o equipamento à Estação Espacial Internacional (ISS) ainda este ano, a bordo de uma cápsula espacial Dragon, da empresa SpaceX, que tenha como missão levar suprimentos aos astronautas da ISS.

A Nasa afirma em nota que o uso do sistema Opals, uma vez pronto e testado, pode garantir uma transmissão de dados e comunicação com o espaço muitas vezes melhor do que o possível com as tecnologias atuais.

"O Opals significa um passo à frente na comunicação via laser, e a Estação Espacial Internacional é uma grande oportunidade para um experimento como esse", afirmou o cientista Michael Kokorowski, gerente do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato, em entrevista ao site da Nasa.

O sistema a laser vai ser montado do lado de fora da ISS e vai se comunicar com uma base na Terra montada em uma região montanhosa próxima a Los Angeles, na Califórnia, diz uma nota da Nasa. A previsão é que o Opals passe a se comunicar com a base três meses depois de instalado.

Fonte: G1