Nokia Siemens exibe  4G com 1,4 Gbps de velocidade em Barcelona

Nokia Siemens exibe 4G com 1,4 Gbps de velocidade em Barcelona

O desempenho de uma conexão 4G chegou a alcançar impressionantes 1,4 Gbps (Gigabits por segundo)

Ultimamente tem sido difícil se contentar com as velocidades da banda 3G oferecidas no Brasil. Mas imagine então uma rede cem vezes mais rápida? A Nokia Siemens demonstrou como isso pode acontecer nesta segunda-feira (27), durante a Mobile World Congress 2012, em Barcelona, na Espanha. O desempenho de uma conexão 4G chegou a alcançar impressionantes 1,4 Gbps (Gigabits por segundo).

O recorde de velocidade foi alcançado graças ao sistema LTE-Advanced (também chamado de 4G pelo marketing das operadoras) no espectro de 100 MHz. Na prática, isso quer dizer: muita rapidez na conexão ao ponto de ser possível baixar um DVD inteiro em apenas 3,5 segundos, e com sobra.

Imagina só o que poderíamos fazer com uma conexão dessas em nossos telefones? Baixar todas as dez temporadas completas do seriado norte-americano Friends? Bastariam apenas meio minuto para que todo o conteúdo estivesse em seu celular. Que tal então o game Call of Duty: Modern Warfare 3? Apenas 10 segundos. Um Blu-ray simples, então, seria baixado em pouco menos de 18 segundos.

Os testes da Nokia Siemens incluíram transferências de arquivos muito grandes e streaming de vídeo HD, atingindo picos de 1,429 Gbps. A companhia não informou a média, mas dá para imaginar que esse tipo de velocidade seja o suficiente para exibir - ou mesmo transmitir - imagens em 1080p (FullHD) sem maiores dificuldades ou atrasos.

Por enquanto, nem há sinal de chegada desta tecnologia ao Brasil. O LTE convencional, na faixa de frequência de 2,5 GHz, terá licitação prevista para maio. A intenção é ter o serviço de 4G funcionando no país até o fim de 2013, por conta da Copa das Confederações desse ano e da Copa do Mundo de 2014, nas cidades sede.

Fonte: techtudo.com.br