Nossa Senhora de Fátima terá calçadas reurbanizadas e acessíveis

Intervenção envolve 16 quadras na região da avenida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A avenida Nossa Senhora de Fátima ganhará calçadas urbanizadas e acessíveis. As obras de revitalização da via estão sendo executadas e são fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Teresina e o Governo do Estado. A intervenção envolve 16 quadras localizadas entre a Rua Visconde da Parnaíba e a Avenida Dom Severino. 

A intenção é que, com a revitalização, o trecho do Polo Gastronômico tenha passeios públicos que garantam o livre acesso e o trânsito de pedestres. Os trabalhos consistem na nivelação, reestruturação e arborização das calçadas, adequando estes espaços à Lei Nº 4.522, denominada de “Lei das Calçadas”. 

“Esse projeto é fruto da nossa intenção para a cidade, onde o pedestre é valorizado e cria-se centralidades vivas para ter uma economia criativa e incentivada pela caminhabilidade”, explica a arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), Ângela Celi. 

Polo Gastronômico

A Avenida Nossa Senhora é um Polo Gastronômico destinado ao desenvolvimento do setor e também atração de teresinenses e turistas que desejam contemplar os diversos tipos de cozinha que a capital oferece. 

 “É um projeto muito bem feito e visualmente muito bonito, e com ele vamos impulsionar mais ainda o setor econômico. Estamos responsáveis em realizar a comunicação com os proprietários da área, ou seja, está sendo feito comunicados oficial aos comerciantes detalhando o objetivo do projeto e sensibilizando-os quanto aos frutos que essa obra vai proporcionar a região, além da parte de fiscalização dos serviços, uma vez que a intervenção está acontecendo em uma área pública da cidade”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), João Pádua. 

A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). O investimento é de R$ 1.308.038,52 milhões de reais com recurso do Governo do Estado. 

Com a intervenção, o principal objetivo da obra é garantir o cumprimento da Lei de Calçadas, que estabelece novos padrões de calçadas e passeios públicos e critérios para a sua construção ou reconstrução, conservação e utilização, considerando princípios como acessibilidade, segurança e autonomia, desenho urbano, nível de serviço e conforto e sustentabilidade.

“Queremos proporcionar um livre acesso aos pedestres nessa área, sobretudo de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Por isso é importante também nosso diálogo com os proprietários onde podemos esclarecer as dúvidas e explicar os benefícios que esta obra trará à comunidade”, contou Pádua. 

Além da Semplan e da SDU Leste, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) também participam do projeto.  As obras de recapeamento asfáltico da Avenida Nossa Senhora de Fátima e das ruas transversais e do entorno foram iniciadas, assim também como a iluminação adequada, visando garantir a segurança dos frequentadores. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES