Nova câmera vem desmontada para incentivar a curiosidade das crianças

Kit para montar a "BigShot" vem com mais de 30 peças

Projetada pela Universidade de Columbia nos Estados Unidos em 2009, a BigShot, que chega ao mercado só agora, tenta matar a curiosidade das crianças pelo caminho inverso: ela é vendida desmontada.


Nova câmera vem desmontada para incentivar a curiosidade das crianças

Montada, a câmera tem um tamanho que faz jus ao nome ?Big? (?grande? em inglês). São aproximadamente 30 peças que formam uma câmera com 13 cm de largura por 7 cm de altura e 4cm de espessura.

Dentro da carcaça de plástico vermelho vivo, vão um sensor de 3 megapixels, um visor LCD de uma polegada e meia, três lentes para modos diferentes de fotografia (normal, 3D e panorâmica) e uma bateria recarregável. Além disso, possui também uma manivela na lateral para gerar energia reserva quando necessária.

O inventor da câmera, Professor Shree Naya, quer que a câmera incentive crianças a conhecerem mais sobre áreas como artes, ciências, tecnologia e engenharia. ?Estamos tentando que coisas como o processamento de imagens, eletrônica e o funcionamento de outras tecnologias se tornem compreensíveis para os mais jovens?, comentou o Professor em declaração à BBC.

Apesar do preço não ser tão acessível US$ 89 dólares (cerca de R$ 188), a ideia de Shree Naya é que a câmera siga o caminho de outros projetos como o Raspberry Pi e o OLPC (Um Laptop por Criança). Com o recurso obtido através das vendas, quer distribuir modelos a um custo ainda menor para estimular a educação de crianças que, normalmente, não teriam acesso a coisas do tipo.

Fonte: Tech Tudo