Nova falha em iPhone e iPad permite que hackers roubem todos seus dados

Nova falha abre iPhone e iPad para vírus; veja como se proteger

Vírus | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Apple analisa minuciosamente todos os aplicativos antes de liberá-los para a App Store. Por isso, o iPhone e o iPad sempre estiveram protegidos contra vírus. Agora, não é mais assim. Uma brecha recém-descoberta permite burlar esse mecanismo de proteção, invadir o iPhone ou iPad de alguém e roubar todos os tipos de dados: fotos, senhas, informações bancárias, etc.

Usando e-mail, SMS ou WhatsApp, o agressor envia um link para a vítima. Esse link pode vir acompanhado de alguma lorota do tipo "olha só que legal esse vídeo". Quando é clicado, ele executa o vírus. Normalmente, o iOS bloquearia isso - pois só executa programas vindos da App Store. Mas se o vírus tiver o mesmo nome de algum app que já esteja instalado no celular (por exemplo: "com.Google.Gmail", nome do aplicativo do Gmail), o sistema permite que ele rode. A partir daí, a praga pode assumir controle total do celular - e inclusive se espalhar usando a agenda. Ou seja, os seus contatos receberiam cópias do vírus como se fossem mensagens enviadas por você.

O problema, que foi descoberto pela empresa de segurança FireEye, afeta as versões 7 e 8 do iOS. Enquanto elas não recebem uma correção, a saída é ficar atento. Se você receber algum link suspeito, pergunte para a outra pessoa se ela realmente enviou aquilo, e do que se trata. E se por acaso aparecer alguma janelinha pop-up tentando instalar programas (como esta reproduzida acima), dê "Cancelar". Avise seus amigos.

Clique e Curta Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES