Nova tecnologia permite HDs de 60 TB em computadores comuns

Seagate espera lançar discos com técnica de gravação "HAMR" no mercado ainda nesta década.

A Seagate demonstrou uma nova tecnologia que promete expandir significativamente a capacidade de armazenamento dos discos rígidos usados em nossos PCs. Segundo a empresa, com uma técnica chamada HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording, ou "Gravação Magnética Auxiliada pelo Calor), que usa um laser para aquecer o disco antes de gravar os dados, seus laboratórios conseguiram armazenar 1 Terabit (128 GB) de dados em uma área de apenas uma polegada quadrada.

Com isso, já seria possível criar HDs de 3.5" (como os usados em desktops) com capacidade de 6 TB, e modelos de 2.5" (como os de notebooks) com capacidade de 2 TB, o dobro do disponível nos modelos de maior capacidade atualmente no mercado.

Mas isso não é tudo: 1 Terabit por polegada quadrada é o ponto de partida da tecnologia, e a Seagate teoriza que ela possa chegar a 5 ou 10 Terabits por polegada quadrada, levando a HDs de até 60 Terabytes no mesmo tamanho dos discos atuais.

Os primeiros HDs baseados na tecnologia HAMR devem chegar ao mercado "ainda nesta década". Ainda é cedo para falar em preços.

Fonte: Uol-idgnow