Lente de contato do Google será licenciada para diabeticos; veja!

Lente de contato do Google será licenciada para diabeticos; veja!

Lentes inteligentes medem nível glicose e enviam para aparelho móvel. Produto pode chegar ao mercado em 5 anos, afirma empresa farmacêutica.

A companhia farmacêutica Novartis fechou um acordo com o Google de licenciamento das lentes de contato inteligentes que ajudam diabéticos a medir o nível de glicose no sangue ou restauram a habilidade dos olhos de focar em um objeto.

O presidente-executivo da Novartis, Joe Jimenez, afirmou que espera que esse produto chegue às lojas dentro de cinco anos. ?Isso realmente traz alta tecnologia e combina com biologia ─e essa é uma combinação muito empolgante para nós?, afirmou o executivo em entrevista à agência de notícias Reuters.

O dispositivo para diabéticos é capaz de medir a glicose no líquido lacrimal e enviar os dados a um aparelho móvel, diz a Novartis. A tecnologia tem o potencial de mudar a vida dos diabéticos, que chegam a espetar seus dedos dez vezes por dia para chegar a produção de açúcar no sangue.

O sucesso na empreitada pode permitir à Novartis competir no mercado de rastreamento de sangue que deve lucrar mais de US$ 12 bilhões em 2017, segundo a empresa de pesquisas GlobalData. Estimativas mostram que a diabetes atinge 382 milhões de pessoas no mundo.

O segundo elemento do acordo com o Google é centrado na presbiopia, na qual o envelhecimento dos olhos causam problema de focar objetos. A Novartis espera que a tecnologia de lentes irá ajudar a reabilitar essa capacidade dos olhos.

Como parte do acordo, o serviço de cuidado com os olhos Alcon, da Novartis, irá desenvolver e comercializar as tecnologias de lentes desenhadas pelo Google X, a área de projetos especiais do Google.

?Eu acho que vocês estão prestem a ver mais e mais áreas de cuidados médicos em que companhias como a Novartis terão uma conduta não tradicional para suprir essas necessidades?, afirmou Jimenez.

Google X

O executivo do Google por trás das lentes de contato inteligente e dos óculos conectado Glass se despediu da companhia para assumir um cargo na Amazon. Babak Parviz anunciou a saída em seu perfil na rede social Google +. Ele foi um dos idealizadores das duas tecnologias, que fazem parte da área Google X.

Fonte: G1