Novo Boeing 787 Dreamliner faz seu primeiro voo nos EUA

O novo Boeing 787 Dreamliner finalmente levantou voo nesta terça-feira (15),

O novo Boeing 787 Dreamliner finalmente levantou voo nesta terça-feira (15), após dois anos de atraso no projeto do novo avião. A decolagem teste foi feita na cidade de Everett, próxima a Seattle, no noroeste dos Estados Unidos, por volta das 10h do horário local (16h em Brasília).





O jato de alta tecnologia é vital para o futuro da Boeing, que espera que o avião seja tão revolucionário quanto o 747 Jumbo foi, há 40 anos.







Trata-se do primeiro avião totalmente novo desde 1995. Sua principal inovação é o design, que usa materiais leves. A aeronave é feita de carbono e titânio, o que diminui o peso do veículo e permite que ele gaste menos combustível.

Os atrasos no projeto custaram alguns clientes à empresa, que acabaram recorrendo à rival Airbus para a compra de grandes aeronaves.

O avião atraiu cerca de 840 encomendas de todo o mundo desde que o projeto foi divulgado em 2007, mas algumas foram canceladas devido aos atrasos do programa de desenvolvimento. De acordo com a BBC britânica, as encomendas de unidades do 787 Dreamliner ainda totalizam US$ 140 bilhões.

Fonte: AE