Novo cenário do Jornal Nacional causa polêmica

Globo sempre esta a frente em tecnologia

Um cenário girando atrás dos apresentadores pode até ser moderno. E o Jornal Nacional optou por essa ferramenta para comemorar os seus 40 anos. Mas a eficiência da ideia é discutível, pelo menos pelo ponto de vista da neurociência. A neurocientista Suzana Herculano Hoezel levantou a discussão em texto publicado em seu blog, intitulado "Assim não dá para prestar atenção na Fátima Bernardes".

"Virei para a TV, e lá estava um globo tridimensional, rodando no fundo, atrás da Fátima Bernardes. Muito bonito - mas um horror para quem quer prestar atenção nela! Tudo o que se move atrai automaticamente a atenção do cérebro, de modo que me vi fazendo uma força danada para não deixar meus olhos correrem para os continentes atrás dela", escreveu Suzana.

Segundo a Central Globo de Comunicação: "Foram feitos vários testes com o novo cenário do "JN" antes da estreia. E o globo terrestre em movimento certamente não é uma novidade que tire a atenção do telespectador. Um outro exemplo é que até 1993 as tarjas informativas eram estáticas na tela. Talvez tenham estranhado no primeiro dia, mas, hoje, todas as tarjas têm movimento. O cenário ajuda a passar o dinamismo do jornalismo".

Polêmica à parte, as indicações para que Fátima Bernardes não abuse de acessórios como brincos grandes, por exemplo, permanecem valendo, pois nada pode chamar mais atenção do que a notícia. E do ponto de vista da Globo, brincos, sim, podem atrapalhar.

Fonte: Terra, www.terra.com.br