Novo iPhone pode ter processador mais rápido do mundo, diz site

Desenvolvido em parceria da ARM com a TSMC, o processador possui tecnologia FinFET, nova técnica de produção de transistores que promete revolucionar

A Apple prepara um contra-ataque ao Exynos 5, processador octa-core ao Galaxy S4, para a próxima geração do iPhone. De acordo com as informações do site "Phone Arena", o novo smartphone da companhia norte-americana deve ser equipado com o ?processador mais rápido do mundo?, o recém-fabricado Cortex A57.

Desenvolvido em parceria da ARM com a TSMC, o processador possui tecnologia FinFET, nova técnica de produção de transistores que promete revolucionar a fabricação de eletrônicos, de 16 nanômetros e começou a ser planejado ainda no ano passado, porém com um processo de 20 nm. O nanômetro é a unidade de medida um bilhão de vezes menor que o metro. Foram seis meses de trabalho até que a ARM conseguisse, enfim, produzir a primeira unidade do chip.


Novo iPhone pode ter processador mais rápido do mundo, diz site

Agora, os rumores são de que a Apple já está de olho no novo Cortex para equipar seu próximo smartphone. No início do ano, já havia especulações de que a TSMC estaria a alguns passos de fornecer um novo processador para um ?grande produto? da Apple. A dúvida fica somente por conta da versão do iPhone que pode ter o chip: a 5S, que pode chegar no meio do ano, ou o iPhone 6, mais aguardado para 2014.

A novidade, certamente, coloca um pouco de pressão em cima das fabricantes rivais, como a Qualcomm e a própria Samsung. De acordo com a própria ARM, o processador pode até servir em servidores. Ou seja, resta somente imaginar a potência deste chip e aguardar para saber se a expectativa será mesmo confirmada. Além do iPhone, há até quem diga que ele pode equipar um iPad ou um Mac.

Fonte: tech tudo