Novo Outlook pode fazer com que Gmail e Yahoo também mudem

A Microsoft espera ganhar ainda mais território

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o Outlook.com, novo serviço de e-mail da Microsoft, ganhando tanta atenção, será que o Google e o Yahoo precisarão atualizar seus próprios serviços antes que comecem a perder usuários?

O Gmail, do Google, precisará de algumas atualizações para pegar uma parte dos holofotes, mas o Yahoo Mail necessita de uma total revisão e deve fazer isso rapidamente, de acordo com analistas da indústria.?Isso realmente aumenta as apostas nos negócios de e-mail?, disse Al Hilwa, analista da IDC. "O e-mail da Microsoft pode começar a aumentar sua taxa de adoção. Todo mundo corre o risco de alterações na quota de mercado, é isto o que significa jogar em um mercado competitivo.?

No início da semana passada, a empresa lançou o Outlook.com, seu novo serviço de webmail, que está configurado para eventualmente substituir o Hotmail. A oferta atualizada é uma grande reformulação, que sincroniza suas contas com vários dispositivos e está integrada com sites de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn.

Com conexões sociais, mídia rica, fotos e bate-papo com vídeo, o Outlook fará com que os serviços mais antigos de e-mail pareçam obsoletos. Isso poderia atrair os usuários de longa data do Gmail ou Yahoo para uma nova plataforma.

?Eu acho que existe uma grande chance de a Microsoft roubar usuários do Google e do Yahoo com esse novo serviço?, disse Dan Olds, analista no The Gabriel Consulting Group. ?Esses serviços são importantes para suas respectivas companhias, pois muitas vezes são o ponto de entrada para novos usuários?.

É preciso ser fácil de usar

Ainda essa semana, o Google anunciou que iria adicionar o Hangouts ao Gmail - recurso que permite aos usuários iniciar chamadas em vídeo com até 9 pessoas. O novo serviço também permite a múltiplos usuários do e-mail do Google visualizar vídeos no YouTube em conjunto, colaborar em documentos e compartilhar sua visão de tela.

O Gmail também tem um widget chamado de ?People?, que traz imagens de usuários e oferece links rápidos para iniciar um Hangout ou para mostrar posts recentes feitos no Google+. ?Não acho que o Google precise de muito aqui?, disse Brad Shimmin, analista da CurrentAnalysis. ?Eles já estão fazendo bastante na socialização do Gmail por meio do Google+. Por exemplo, eles revisaram completamente o serviço de colaboração de vídeo com o Hangouts, o qual se tornou uma das estrelas mais brilhantes da companhia e chamou atenção de usuários e desenvolvedores.?

No entanto, Olds disse que o Gmail poderia usar algumas atualizações próprias. ?Mesmo com sua novíssima interface, ele não é exatamente fácil de lidar para muitos usuários?, acrescentou. ?O Outlook parece ser bem mais fácil de usar e entender para ambos usuários experientes e novatos. O serviço de e-mail da Microsoft também possui mais ?ganchos? para redes sociais, o que é cada vez mais importante para um grande número de pessoas. O Gmail não apresenta muitas opções óbvias para conectar recursos sociais, exceto a sua própria rede - o que o faz parecer menos flexível nesse ponto.?

"O Yahoo é sem sal"

Olds observou que pessoas podem utilizar o Outlook para ler e-mails recebidos em contas do Gmail, facilitando para que usuários do e-mail do Google migrem, ou, ao menos, testem o serviço da Microsoft.

Todos os analistas concordam, entretanto, que o Yahoo é o que mais tem trabalho a fazer para manter seus usuários interessados. ?Do modo como os serviços de e-mail caminham, o Yahoo não pertence à velha guarda. Ele precede essa geração?, disse Zeus Kerravala, analista da ZK Research. ?Ele é tão sem sal, acho que eles precisam de uma repaginada o mais rápido possível ou correm o risco de se tornar um daqueles fornecedores que nunca atraem novos clientes e gradualmente perdem os que têm.?

O Yahoo, enquanto companhia, tem passado por alguns problemas, incluindo um escândalo de gestão e por ter três pessoas diferentes no cargo de CEO em menos de um ano. Agora Marissa Mayer, que esteve como executiva do Google por quase toda sua carreira, assumiu o posto há algumas semanas.

Por todos esses motivos, Mayer tem diversos assuntos urgentes para resolver. No entanto, ela precisa adicionar o e-mail à lista de tarefas caso não queira perder o controle desse setor. "O Yahoo tem vários desafios, como todos nós sabemos, entretanto eles simplesmente não podem negligenciar a plataforma de e-mail" afirmou o especialista.

Ezra Gottheil, analista no Technology Business Research, afirmou que não há necessidade de criar pânico a esse ponto no Yahoo, mas que a companhia precisa evoluir o serviço. "Eles precisam dar um jeito de acabar com alguns anúncios. Não quero ver um cachorro-quente com uma lanterna na cabeça enquanto estou lendo minhas mensagens, e parece que as opções da companhia são um pouco limitadas. E o e-mail parece antigo, utiliza sistema de pastas e não de etiquetas; para mim, é ruim."

Por mais que o Yahoo ou mesmo o Google tenham muito o que fazer, Gottheil disse que existe um grande fator a favor das empresas. É muito complicado ter que trocar entre contas de e-mail, e não importa o quão intrigante seja um novo serviço, as pessoas podem ser vencidas pela quantidade de tarefas ao fazer a migração. "Lembre-se de que mudar seu serviço de mensagens é como se mudar para uma nova cidade. Há muito trabalho e leva tempo até se acostumar com o lugar", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES