Novo recurso da Apple dificulta venda de iPhones roubados

Novo recurso da Apple dificulta venda de iPhones roubados

Novo recurso da Apple dificulta venda de iPhones roubados

 

Depois do lançamento dos iPhones 6 e 6 Plus da Apple, várias pessoas passaram a vender os seus aparelhos antigos em sites de revenda, como o eBay e Craigslist. Mas a compra de equipamentos de segunda mão desta maneira pode ser arriscada, especialmente se você não tem certeza se o aparelho em oferta foi roubado ou não.

Pensando nisso, a Apple lançou uma ferramenta que permite que os potenciais compradores vejam se o bloqueio de ativação no aparelho foi ligado e se o dispositivo necessita de uma senha para usar.

De acordo com o jornal Daily Mail, se um bloqueio de ativação estiver ativada, ela sugere que o dono do telefone não removeu as medidas de segurança necessárias para acessar o dispositivo. Logo, as chances de o dispositivo ter sido roubado são altas, já que dificilmente a pessoa venderia um celular bloqueado e protegido.

Como funciona?

Para verificar o status do telefone, basta a pessoa informar o IMEI (código internacional de identificação de dispositivos móveis, em inglês) ou o número de série para verificar se o bloqueio de ativação foi acionado na página do serviço de backup em nuvem iCloud.

Após a consulta, a ferramenta orienta o usuário de acordo com a situação do dispositivo. Se o bloqueio de ativação estiver ligado, a recomendação é de que o usuário entre em contato com o proprietário anterior para que ele remova a Apple ID e apague os dados do dispositivo.

Para encontrar o número de série do aparelho ou IMEI, o usuário deve acessar o menu “Ajustes”, “Geral” e “Sobre”, depois basta rolar a tela para encontrar o número de série do aparelho e, logo abaixo, o código de identificação.

A Apple também recomenda que sempre que um usuário for vender ou doar um dispositivo ele saia do iCloud e apague todo o conteúdo. Vá em “Configurações”, “Geral”, “Redefinir” e “Apagar todo o conteúdo”.

O bloqueio de ativação é um recurso que faz parte do sistema operacional iOS a partir da versão 7. Ao acionar o “Find my iPhone” passa a ser possível localizar dispositivos da Apple em caso de perda ou roubo, as funções do dispositivo são bloqueadas. Isso impede que quem roubou o aparelho apague fotos e outros dados ou desative o “Find my iPhone” sem acessar a conta da Apple.

Fonte: noticias.yahoo.com