Novo recurso do Facebook revela até infidelidade, diz especialista

Ferramenta Ticker muda configurações de privacidade e mostra mais do que usuário gostaria.

O recurso Ticker, aquela barra lateral direita do Facebook que mostra em tempo real tudo que seus amigos fazem ou deixam de fazer, é uma ameaça à privacidade dos usuários do site, segundo o pesquisador e especialista em segurança brasileiro, Nelson Novaes Neto.



Para mostrar o problema causado pela ferramenta lançada há algumas semanas, Neto fez um post em seu site e produziu um vídeo ilustrativo sobre uma situação hipotética de traição conjugal revelada pelo Ticker. No clipe de 11 minutos, é possível ver algumas situações em que o recurso, chamado de Novidades na versão em português, pode ?entregar? mais do que o usuário gostaria.

A ferramenta ?anti-privacidade?, como exemplificado pelo expert, pode entregar uma traição conjugal ? ou uma mentira no trabalho, para os pais, etc, já que os usuários não tem controle sobre ela. Para isso acontecer, basta que o amante (ou pessoa chave em questão) deixe seu perfil ou publicações como públicos, por exemplo. Neste caso, mesmo que a mulher adúltera mude suas configurações de privacidade e escolha ocultar suas publicações, inícios de amizade e lista de amigos, o marido traído ficará sabendo do caso pelo Ticker.

Mas como o recurso ainda não está disponível para todos os usuários do Facebook, incluindo o marido traído nessa caso, pode ser que isso ?salve? a mulher, certo? Errado, pois se um amigo em comum do casal tiver o Ticker, por exemplo, ele poderá ver todos os posts que a entregam e contar ao marido.

Em testes rápidos o problema da "falta de privacidade" foi fielmente reproduzido. Mesmo ocultando as atualizações e inícios de amizade de um usuários, esses dados acabavam aparecendo no Ticker de seus amigos.

Fonte: Uol-idgnow