Novo vírus de Android é quase impossível de ser eliminado; leia

Novo vírus de Android é quase impossível de ser eliminado; leia

O malware se instala não somente no próprio dispositivo como também pode enviar arquivos maliciosos

O ?mais sofisticado? malware para Android já feito está ?solto?. Identificado pela empresa especializada em segurança virtual Kaspersky, o trojan ?Backdoor.AndroidOS.Obad.a? é uma ameaça praticamente impossível de ser eliminada. O vírus é bastante perigoso tanto para quem é contaminado como para os amigos desta pessoa.

O malware se instala não somente no próprio dispositivo como também pode enviar arquivos maliciosos aos dispositivos próximos via Bluetooth e, remotamente, realizar comandos no console do smartphone. Entre os golpes aplicados estão o envio de mensagens para os chamados números premium e o download de outros arquivos maliciosos.

Apesar da forma como esse malware, o que chama mais a atenção é a dificuldade que o usuário pode ter para remover o arquivo malicioso do dispositivo. A única chance é de deletá-lo no momento seguinte à infecção. Caso o vírus consiga explorar a vulnerabilidade do Android e assuma papel de administrador, o processo será bem complicado.

?Uma característica deste trojan é que a aplicação maliciosa não pode ser deletada após ganhar previlégio de administrador, o que ele faz explorando uma vulnerabilidade ainda desconhecida no Android?, diz Roman Unuchek, um dos experts do Kaspersky Lab por trás da pesquisa.

A companhia diz que já informou o Google sobre vulnerabilidade em questão. Felizmente, o vírus ainda não se espalhou tanto. Somente cerca de 0,15% das infecções por malware no Android foram causadas pelo trojan "Backdoor.AndroidOS.Obad.a".

Fonte: Tech Tudo