SEÇÕES

Operação Perfídia: Esquema envolve funcionário da Polícia Federal

Operação Perfídia ocorreu no Piauí e mais 10 estados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Operação Perfídia, deflagrada ontem pela Polícia Federal e que cumpriu  103 mandados judiciais, sendo 55 de busca e apreensão, 46 de condução coercitiva e dois de prisão temporária com objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem internacional de dinheiro, blindagem patrimonial e evasão de divisas com ramificações em pelo menos cinco países, contou com ajuda de um funcionário da própria Polícia Federal.

A ação foi motivada pela descoberta de que o grupo investigado movimentou R$ 5 bilhões em uma única transação bancária. Conforme a PF, é preciso descobrir para quem esse dinheiro seria destinado e quais pessoas e empresas estão envolvidas. A trama já havia sido revelada em dezembro último, na primeira fase da operação.

 À época, a prisão de um estrangeiro que desembarcou com passaporte brasileiro falso no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek instigou a polícia a investigar. O documento teria sido fornecido pelo grupo criminoso, hoje alvo da Perfídia. A corporação afirma já ter seus alvos, mas só revelou, até o fechamento desta edição, que 100 mandados expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília foram cumpridos no DF e em nove estados.

 O Ministério Público Federal, parceiro nas investigações, justificou o sigilo ao citar decisão do juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite. “A medida visa garantir o cumprimento de todos os mandados”, explicou o órgão, em nota.

 A operação esbarra em outra grande ação da PF, a Lava Jato. Um dos empresários investigados teria ligação com o Posto da Torre, no Setor Hoteleiro Sul, que também foi alvo da primeira fase da operação responsável por desvendar as relações entre empreiteiras e políticos.

As ações se concentram  aqui no Piauí, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Tocantins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos