Panasonic e Mozilla fecham parceria para próxima geração de Smart TVs

O desenvolvimento da nova plataforma Firefox OS tem o objetivo de fornecer um acesso mais abrangente

A Panasonic Corporation, em parceria com a Mozilla, anunciou que vai equipar sua nova geração de Smart TVs com o Firefox OS, uma plataforma aberta baseada na tecnologia HTML5 de desenvolvimento web. O anúncio foi feito na CES 2014, a maior feira de produtos eletrônicos de consumo do mundo, que será realizada no Las Vegas, EUA, entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2014.

O desenvolvimento da nova plataforma Firefox OS tem o objetivo de fornecer um acesso mais abrangente para smart TVs aproveitando as tecnologias HTML5 e web que já são predominantes nos PCs, smartphones e tablets, de forma a oferecer aos consumidores um acesso à web mais personalizado e otimizado, e a transmissão de conteúdo e serviços através da internet.

Com o lançamento dessa nova plataforma aberta, a próxima geração de Smart TVs será totalmente compatível com tecnologias web e padrões HTML5 usados para serviços de nuvem e para vários futuros dispositivos conectados, possibilitando que dados de serviços da internet e de dispositivos sejam facilmente combinados em um único aplicativo. Isso garante flexibilidade para que os desenvolvedores criem e transmitam novos aplicativos e serviços usando conteúdos da internet com alavancagem cruzada.

Usando os novos Web APIs criados pela Mozilla para controle e operação de hardware, a próxima geração de Smart TVs também será capaz de monitorar e operar aplicativos dentro e fora de casa, tais como os novos eletrodomésticos inteligentes.

Na próxima geração de Smart TVs, funções básicas como menus e GEPs (Guias Eletrônicos de Programação) que atualmente são escritos como programas integrados, serão escritos em HTML5, tornando possível aos desenvolvedores criar facilmente aplicativos para smartphones ou tablets para acessar e operar a TV remotamente. Alem disso, por meio dos serviços web, a próxima geração de Smart TVs pode mostrar interfaces de usuário personalizadas, apresentando as funções favoritas do usuário e mesmo acrescentar novas funções para múltiplos usuários compartilhando a mesma tela após a aquisição de dispositivos.

Fonte: Terra