Parnaíba sedia I Fórum de Tecnologia, inovação e Ciências do Piauí

Fórum acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro em Parnaíba

O Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Parnaíba realizam o I Fórum de Tecnologia, inovação e Ciências do Piauí – FORTICD, nos dias 25 e 26 de setembro no Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba. 


Image title

O evento tem como objetivo apresentar a Tecnologia da Informação como oportunidade para criação de novos negócios, aumentar o impacto econômico em todos os setores, desenvolvendo novas e variadas parcerias e ações para benefício mútuo.

O organizador Rodrigo Baluz afirmou que o evento surgiu após a identificação de ações isoladas em relação à tecnologia em Parnaíba, Picos e Teresina e que vem desenvolvendo ações no que se refere à inovação e acelerações de empresas. 

Segundo Baluz, o cenário isolado chamou a atenção do governo do Estado para a criação do fórum para estudar o desenvolvimento e criação de tecnologia no Piauí e buscar promover um planejamento de criação de polo tecnológico estadual.

“Nosso objetivo é criar um polo central que será construído em Teresina para receber as demandas do setor tecnológico de todo Estado. No Piauí, existem 7 institutos que trabalham tecnologia e que vão estar reunidos no evento para discutir o que cada um está fazendo. 

Vamos ter também um momento voltado para o papel da política na criação desse polo. Nosso objetivo é pensar tecnologia para o Piauí”, afirmou.

Ele adiantou que a ideia final é que a classe política presente no evento assista a todas as apresentações, palestras e mesas redondas para que, no encerramento do fórum, possam assinar a criação do polo. 

No evento será proferida a palestra Cenário Nacional Atual: ATI Como Solução, tendo como palestrante o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso.

O evento é feito para quem acredita em um Piauí mais desenvolvido e trabalha com tecnologia da informação com debates, discussões, palestras com gente que está pensando a tecnologia e o futuro. Isso pode ajudar a compreender o que vem por aí e o que será preciso fazer para se inteirar dentro do universo da tecnologia e da inovação.

De acordo com a organização, Parnaíba será a capital regional da TI, durante o evento, que ainda vai contar com a inauguração da primeira escola de robótica do Piauí, que tem como sede o polo tecnológico de Parnaíba, localizado no Dunnas Shopping. Maiores informações podem ser adquiridas através do site: www.deltatics.com.

Fonte: Waldelúcio Barbosa