Pesquisa: Banda larga é utilizada por 55% dos internautas brasileiros

Pesquisa: Banda larga é utilizada por 55% dos internautas brasileiros

Os dados com base no mês de outubro deste ano foram divulgados nesta quinta-feira (19) pela consultoria.

Uma pesquisa divulgada pelo Nielsen Ibope aponta que 55% dos 76,6 milhões de internautas brasileiros utilizam conexões de banda larga. O número equivale a 42,6 milhões de pessoas. Os dados com base no mês de outubro deste ano foram divulgados nesta quinta-feira (19) pela consultoria.

O instituto considera como banda larga as conexões com velocidade acima de 2 Mbps (Megabits por segundo). Em um ano, o aumento do número de pessoas com acesso residencial nessa faixa foi de 30%. Em quatro anos, o crescimento foi de mais de 2.000%.

De acordo com o Nielsen Ibope, a faixa entre 512 Kbps (Kilobits por segundo) e 2 Mbps tem mantido o nível de cerca de 25 milhões de pessoas com acesso.

Já a faixa de menor velocidade, abaixo de 512 Kbps, está com cada vez menos usuários. De um total de cerca de 30 milhões de pessoas com acesso em 2009, o grupo com menos de 512 Kbps caiu para quase 5 milhões em 2013.

Mais tempo conectados

Do total de 76,6 milhões de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet, cerca de 46,7 milhões foram usuários ativos em outubro.

Apenas 17% dos internautas ativos ? aproximadamente 8,1 milhões ? usam conexões com velocidade superior a 8 Mbps.

Esses usuários, no entanto, passam mais tempo online e acessam uma média maior de páginas de internet. Em outubro, o usuário com mais de 8 Mbps abriu, em média, 1.465 páginas de internet por um tempo total conectado de mais de 40 horas no mês.

EVOLUÇÃO SEGUNDO O TIPO DE CONEXÃO DE BANDA LARGA (2009-2013)



*O Nielsen Ibope manteve as nomenclaturas Kb e Mb, acompanhando o padrão utilizado no relatório dos demais países

Fonte: UOL