Pesquisadores criam aparelho super inovador que carrega celular via wi-fi

Cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, criam dispositivo que captura ondas da internet sem fio e as transforma em eletricidade.

Você pode não saber, mas existe uma fonte de energia não utilizada na sua casa ou no seu escritório. Há eletricidade em potencial sendo transmitida pelas antenas, pelos roteadores wi-fi e até mesmo pelos aparelhos de som. Enquanto viajam pelo ar entre um equipamento e outro, as ondas eletromagnéticas emitidas por dispositivos sem fio deixam parte do seu potencial energético para trás, causando uma perda no processo de comunicação. Mas pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, encontraram uma forma de aproveitar essa força perdida.

O segredo está em um metamaterial (combinação artificial de matérias-primas) com propriedades elétricas especiais. Os engenheiros construíram pequenas células de fibra de vidro e cobre que podem ser combinadas para formar painéis coletores de energia. Assim como as células solares, o novo equipamento, descrito na publicação especializada Applied Physics Letters, coleta as ondas eletromagnéticas e as converte em corrente elétrica. O metamaterial foi especialmente projetado para acoplar o sinal sem fio e convertê-lo em micro-ondas transmitidas por fios.

A eficiência do método inovador também é comparável à das células fotovoltaicas: em testes de laboratório, o protótipo mostrou aproveitamento de 37%. A energia coletada por uma única placa de menos de 0,5cm foi capaz de produzir energia suficiente para manter uma lâmpada de LED acesa, mas a combinação de mais módulos pode ser suficiente para carregar pequenos aparelhos, como telefones celulares.


Pesquisadores criam aparelho inovador que carrega celular via wi-fi

Fonte: Correio Web