Pesquisas dizem que comportamento humano é 93% previsível

Pesquisas dizem que comportamento humano é 93% previsível

Dados de celulares revelam que a maioria dos deslocamentos humanos obedece a padrões

Um estudo divulgado pela revista científica Science examinou dados anônimos obtidos por operadoras de celular e descobriu que é possível prever com precisão os deslocamentos e a localização de até 97% do tempo da maioria das pessoas e 93% do tempo para todos os dados.

A pesquisa também descobriu que a maioria das pessoas não saía de um raio de 9,65 km na maior parte do período investigado.

E que, a qualquer momento, as pessoas tinham 70% de chances de estar em seu lugar mais visitado.

O estudo usou dados de celulares que se conectavam às redes de telefonia móvel pelo menos uma vez a cada duas horas, fornecendo informações com uma precisão de 5,18 km2.

Dados de donos de celulares que viajaram com freqüência para lugares a centenas de quilômetros mostraram que seus movimentos eram previsíveis, indicando que os padrões de viagem tendem a seguir uma certa fórmula. Cada usuário visitou em média 63 lugares com frequência.

Os dados podem parecer confirmar o que as pessoas dizem acreditar intuitivamente ? que na maioria dos dias, a maioria delas sai e volta para casa novamente, por exemplo.

Mas os pesquisadores de Boston, nos Estados Unidos, e da China, dizem que a pesquisa pode ser útil no gerenciamento de dados de redes de celulares, no planejamento de cidades e na prevenção do espalhamento de vírus.

Fonte: R7, www.r7.com