PlayStation 4 pode ser lançado nesta quarta-feira; veja novidades

PlayStation 4 pode ser lançado nesta quarta-feira; veja novidades

Sony realiza evento em que pode mostrar seu novo videogame.

Esta quarta-feira (20) pode ser um dia histórico para os fãs de videogame. Pode ser o dia em que a Sony revelará o PlayStation 4. O quarto console da Sony, o primeiro em sete anos (sem contar o portátil Vita), promete trazer jogos com visual muito acima dos que existem atualmente.

A expectativa deve acabar a partir das 20h (horário de Brasília), quando a Sony realizará um evento em Nova York, nos Estados Unidos, chamado "PlayStation Meeting" (encontro do PlayStation, em tradução). Não há garantia, contudo, que a empresa anuncie o PlayStation 4 nesta conferência.

O conteúdo da apresentação, segundo a companhia, é para falar "sobre o futuro do PlayStation para o próximo ano". Mas pelo que a Sony andou divulgando no site do evento, filmes que contam toda a história de uma das linhas de videogames mais popular do mundo ? e por toda a expectativa criada por conta do evento ?, é muito provável que a apresentação oficial aconteça.

No caso de ser apresentado, o novo PlayStation terá como missão superar seu antecessor, o PlayStation 3, lançado em 2006, que vendeu mais de 73 milhões de unidades em todo o mundo desde sua estreia nas lojas. Claro que o objetivo sempre é superar o PlayStation 2, o videogame mais vendido no mundo, superando as 154 milhões de unidades.

E para que qualquer console tenha sucesso, é necessário que ele tenha bons games, que façam os fãs comprarem a nova plataforma. Mostrar o que um novo console pode alcançar usando os games é o que a Sony mais sabe fazer. O PlayStation, lançado em 1995 nos Estados Unidos, foi pioneiro em gráficos 3D, muitos superiores aos vistos no Mega Drive e no Super Nintendo, videogames da era 16-bit. O PS2 foi além e trouxe jogos com gráficos ainda melhores, que ficaram ainda mais aprimorados na alta-definição do PS3.

O evento que pode mostrar o PlayStation 4 deve também revelar outras novidades da Sony. Certamente ela deve apresentar um serviço de streaming de games para jogos de PlayStation 3, PlayStation 2 e PSone. Estes jogos não ficam em discos ou armazenados no disco rígido do aparelho. O game é processado em um servidor externo e as imagens são enviadas pela internet ao jogador, que controla o game normalmente. O sinal do comando é enviado ao servidor que processa a imagem e a devolve ao gamer. Na realidade, está se jogando um vídeo do jogo.

A Sony comprou um serviço de streaming de games chamado Gaikai em maio de 2012. A empresa que tem como fundador David Perry, criador de "Earthworm Jim", jogo famoso na década de 1990, foi comprada por US$ 380 milhões. Desde então, pouco se falou a companhia falou o que faria com o Gaikai.

Com base em rumores e supostos documentos que vazaram sobre o PlayStation 4, o G1 montou uma lista sobre o que esperar do novo console.

Fonte: G1